Fundo AAFP - Abdullah Abdurahman Family Papers (1906-1962)

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL AAFP

Título

Abdullah Abdurahman Family Papers (1906-1962)

Data(s)

  • 1906-1962 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

5 rolos de microfilmes 35mm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1872-1940)

Biografia

Abdullah Abdurahman nasceu em Wellington, África do Sul, no dia 18 de dezembro de 1972. Após frequentar o Marist Brothers College e o South African College (atual Universidade da Cidade do Cabo), viajou para a Escócia em 1888, onde se graduou em Medicina pela Universidade de Glasgow, em 1893. Retornou à África do Sul em 1895 com sua primeira esposa, Helen Potter James, com quem teve 3 filhos, entre os quais Zainunnisa "Cissie" Gool. Entrou para a vida pública em 1904, quando foi o primeiro cidadão "coloured" eleito para o Conselho da Cidade do Cabo. Como conselheiro, trabalhou para melhorar as condições da comunidade Cape Colored, especialmente na área da educação, criando as primeiras escolas secundárias voltadas para essa população. Em 1903, ingressou na African Political Organization, posteriormente African People's Organization (APO), primeira organização política significativa dos "coloured", fundada na Cidade do Cabo em 1902. Foi como presidente da APO (a partir de 1905 até sua morte) que Abdurahman deu sua contribuição política mais importante. Sob sua liderança, a APO cresceu substancialmente em número de membros, dominando a política de protesto e coordenando amplos esforços para garantir direitos políticos e melhorar as condições socioeconômicas da comunidade Cape Colored. Abdurahman também foi o primeiro cidadão "coloured" a ser eleito para o Conselho da Província do Cabo em 1914, outro cargo que ocupou até sua morte. Nessa esfera de atuação, também procurou influenciar políticas públicas de saúde e educação, embora sua influência tenha sido menor. Em 1925, casou-se novamente com Margaret May Stansfield, com quem teve mais um filho e duas filhas. Participou do South African Indian Congress, em 1925. Foi membro da Coloured Peoples’s Fact-finding Commission e da Cape Coloured Commission, em 1937. Morreu em 02 de fevereiro de 1940.

Nome do produtor

(1872-1953)

Biografia

Helen Potter James, também conhecida como Nellie, nasceu em 2 de setembro de 1872 na cidade escocesa de Greenock, filha de Harriet James e John Cumming James, contador que desempenhou um importante papel político naquele país. Após casar-se com o médico Abdullah Abdurahman, mudou-se para a África do Sul onde participou de diversas organizações na Cidade do Cabo voltadas à luta por justiça social, igualdade na educação e emancipação feminina, entre as quais: a Wynberg General Board of Aid, The Ratepayer's Association, The Women's Municipal Association, African Political Organization, Women's Guild, Western Province Amateur Musical Society, Women's Enfranchisement League e National Liberation League Finance Committee. Faleceu em 23 de junho de 1953.

Nome do produtor

(1897-1963)

Biografia

Nascida na Cidade do Cabo com o nome Zainunnissa (Cissie) Abdurahman, estudou na Universidade de Londres (1918) e obteve o bacharelado em Artes pela Universidade do Cabo, o qual conseguiu concluir apenas em 1932 após diversas interrupções, entre as quais, o casamento com A. H. Gool. No ano seguinte, obteve o título de Mestra em Psicologia pela mesma instituição, fato inédito até então para uma mulher negra. Foi eleita presidente da National Liberation League (NLL), organização que combatia a segregação e o imperialismo. Em 1938, foi eleita presidente da Non-European United Front, que tinha a missão de coordenar a união de organizações congêneres. Nesse mesmo ano, foi a primeira mulher não europeia a ser eleita para o Conselho da Cidade do Cabo, cargo no qual permaneceu até sua morte, lutando pela igualdade dos não-europeus. Em 1943, tornou-se membro da Anti-CAD Organization e do Western Province Unity Movement. No mesmo ano, foi delegada do South African Indian Congress, realizado na região de Transvaal. Nos anos de 1940, participou do Cape Passive Resistance Council.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Procedência

Doação do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, em 10 de novembro de 2008.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto contém documentos provenientes de três membros da família: Abdullah Abdurahman (1872-1940), médico e líder político; de sua primeira esposa, Helen "Nellie" Abdurahman (1872-1953), e da filha do casal, a também líder política Zainunnissa "Cissie" Gool (1897-1963). Apesar das lacunas, o conjunto de documentos proporciona uma visão histórica da luta da população "coloured" pela igualdade de direitos políticos e econômicos na África do Sul. Traz importantes registros da atuação do Dr. Abdurahman na African People's Organization, no Conselho da Cidade do Cabo e no Conselho da Província do Cabo; assim como da participação de Zainunnissa "Cissie" Gool na National Liberation League, no Non-European United Front, no Passive Resistance Movement e no Conselho da Cidade do Cabo.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O conjunto documental foi organizado em três séries: 1) Dr. & Mrs. Abdullah Abdurahman, 2) Mrs. Zainunnissa Gool e 3) Dr. & Mrs. Abdullah Abdurahman and Mrs. Zainunnissa Gool, contendo subséries nas categorias: biográfico, correspondência, discursos, conferências e convenções, político e governamental. Veja mais detalhes sobre a organização na introdução do instrumento de pesquisa microfilmado no primeiro rolo do conjunto.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • inglês

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário em formato eletrônico disponível em: https://findingaids.library.northwestern.edu/repositories/4/resources/835. Acesso em: 01 jul. 2020.

Uma versão adaptada em papel está disponível na Sala de Pesquisa do AEL.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

A coleção original pertence à Biblioteca Melville J. Herskovits de Estudos Africanos da Northwestern University, Evanston, Illinois, Estados Unidos.

Existência e localização de cópias

AAFP MR/0001-MR/0005

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL o periódico: "APO - Official organ of the African Political Organization", publicado na Cidade do Cabo, Africa do Sul, disponível na localização física Je/1771 (MR/5860-MR/5865).

Nota de publicação

SALVE, Giovani Grillo de. Uma história de traição: um projeto assimilacionista coloured na Cidade do Cabo, 1906-1910. 2012. 205 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617081. Acesso em: 28 jan. 2022.

Nota de publicação

Wong, E. (2016). The Doctor of District Six: exploring the private and family history of Dr Abdullah Abdurahman, City Councillor for District Six of Cape Town (1904-1940). (Thesis). University of Cape Town, Faculty of Humanities, Department of Historical Studies. Disponível em: http://hdl.handle.net/11427/22903. Acesso em: 16 mar. 2023.

Área de notas

Nota

Documentos catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: http://acervus.unicamp.br/index.asp?codigo_sophia=963949.

Nota

Sobre Zainunnisa ‘Cissie’ Gool, veja também a exposição (em inglês) disponível no site do The Cape Town Museum: https://www.capetownmuseum.org.za/they-built-this-city/zainunnisa-cissie-gool.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

05/11/2008 (criação)
24/06/2021 (revisão)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico e Atendimento do AEL, em 5 de novembro de 2008. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 24 de junho de 2021.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados