Documentário de 40 minutos sobre o processo revolucionário ocorrido em Portugal em 25 de abril de 1974. O documentário foi realizado pela Comunidade Oficina Samba entre 25 de janeiro e 15 de março de 1975, para a Rádio e Televisão Portuguesa (RTP). As fotos mostram o parto de uma criança nascida no dia 25 de janeiro na Clínica Santa Maria de lisboa, exatamente nove meses depois da derrubada da ditadura.Outras são reproduções de periódicos comunistas e manifestação popular.
A Coleção MS reúne documentação textual e bibliográfica de posse do titular Mário Schenberg, contendo memoriais de físicos notórios, cartas direcionadas para ele enquanto docente da Universidade de São Paulo, minutas de artigos científicos, notas de aula e separatas de periódicos internacionais sobre física teórica, além de trabalhos relacionados ao marxismo.
Mário SchenbergO pesquisador encontrará nesta série cartas de terceiros destinadas a Mário Schenberg, incluindo assuntos de seu cotidiano como professor da Universidade de São Paulo.
Recibos do Arquivo Histórico Ultramarino a Sérgio Buarque de Holanda referente ao pagamento da compra de microfilmes e fotocópias.
Cópia da Ordem régia nº 4 de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, referindo-se a uma representação dos moradores de alguns arraiais, em prol dos índios Akroá e sua pacificação e catequese por Antônio Gomes Leite, prometendo-lhes prêmios nas mesmas circunstâncias que se observou com o Coronel Antônio Pires de Campos, com os Caiapós. Museu das Bandeiras.
Cópia da Ordem Régia nº 3, de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, referindo-se ao ataque dos índios Caiapó aos Araxá, a crueldade de João Leme contra outros índios que haviam solicitado missionários, a redução ocorrida na Aldeia do Rio Claro e solicitando auxílio da Fazenda Real na catequese indígena e a abertura de uma devassa contra João Leme. Museu das Bandeiras.
Ordem Régia do Marquês de Angeja, Conselheiro de Estado e Presidente do Real Erário à Junta da Administração da Real Fazenda de Goiás, que por ordem da Rainha, isentasse o Capitão Paulo Fernandes Belo e o Porta Bandeira Manoel Joaquim de Matos, dos direitos das entradas às fazendas pelo Rio Tocantins. Museu das Bandeiras.
Ordem Régia do Marquês de Angeja, Presidente do Erário Régio, em nome da Rainha de Portugal, dirigida à Junta da Administração da Real Fazenda da Capitania de Goiás, determinando que essa Junta tomasse as providencias necessárias para punir os transgressores no contrabando de ouro, pelo Rio Tocantins. Museu das Bandeiras.
Ordem Régia do Marquês de Angeja, Presidente do Erário Régio, em nome da Rainha de Portugal, dirigida à Junta da Administração da Real Fazenda da Capitania de Goiás, revogando a ordem régia de 07 jun. 1757, em que determinava o envio de ouro para a Capitania de Mato Grosso. Museu das Bandeiras.
Ordem Régia do Marquês de Angeja, Presidente do Erário Régio, em nome da Rainha de Portugal, dirigida à Junta da Administração da Real Fazenda da Capitania de Goiás, determinando a exploração do Rio Tocantins, para que se evitasse o contrabando de ouro. Museu das Bandeiras.
