Fundo PF - Peter Fry

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL PF

Título

Peter Fry

Data(s)

  • 1965-2015 (predominante 1970-1985) (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

4.785 documentos textuais (aproximadamente 3.300 livros, 990 manuscritos/datiloscritos, 320 títulos de periódicos e 175 folhetos) e 20 documentos iconográficos (10 negativos, 7 fotografias e 3 cartões-postais).

Área de contextualização

Nome do produtor

(1941-)

Biografia

Peter Henry Fry nasceu na cidade de Leeds, Inglaterra, em 1941. Graduou-se em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge, em 1963. Defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Londres em 1969, estudo no qual analisou as práticas religiosas e políticas de povos da antiga colônia britânica da Rodésia do Sul, atual Zimbábue. Em 1970, veio para o Brasil e colaborou na fundação do atual Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, juntamente com os antropólogos Verena Stolcke e Antônio Augusto Arantes. Permaneceu na UNICAMP até 1983, período em que lecionou, foi chefe do então denominado Conjunto de Antropologia (entre 1975 e 1977) e ajudou a criar o programa de mestrado em Antropologia Social da universidade. Também durante esse tempo, desenvolveu pesquisas sobre a Umbanda e o Cafundó, esta última uma comunidade de negros ex-escravizados, localizada próxima a São Paulo, que lhe permitiu o estudo sobre línguas africanas no Brasil. Por essa época, se engajou na militância do incipiente movimento homossexual brasileiro no fim dos anos de 1970 e início da década de 1980, tendo sido um dos fundadores do jornal Lampião da Esquina. Foi professor visitante do programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 1983 a 1985. Trabalhou também como representante e diretor do escritório da Fundação Ford no Rio de Janeiro (1985-1993), atividade que o levou para Harare, no Zimbábue, em 1989. De volta ao Brasil em 1993, passou a lecionar no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde permaneceu como professor titular até sua aposentadoria, em 2009. Na Associação Brasileira de Antropologia (ABA), ocupou os cargos de tesoureiro (1980-1982), vice-presidente (2004-2006) e editor do jornal da entidade, Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology. Desenvolveu diversas pesquisas sobre política e religião africanas, homossexualidade, religiões afro-brasileiras e relações raciais no Brasil.

História do arquivo

Conjunto documental organizado e digitalizado no âmbito do projeto FAPESP “A antropologia produzida na UNICAMP: 40 anos” (Processo: 16/06008-1), pela Bolsista de Treinamento Técnico Amanda Gonçalves Serafim, entre junho de 2016 e fevereiro de 2018.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A doação da documentação arquivística foi realizada, provavelmente, por volta de 1983, ano em que Peter Fry deixou a UNICAMP. A doação do material bibliográfico foi realizada por Peter Fry em 24 de novembro de 2015.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto é constituído principalmente por documentos produzidos e acumulados por Peter Fry durante o período em que lecionou na UNICAMP, relativos às suas atividades de ensino, pesquisa e demais funções administrativas. Também agrega documentos relativos à sua pesquisa sobre religião em Campinas, além de grande quantidade de textos e traduções. Dentre os livros, destacam-se importantes obras africanistas e de temas como raça, gênero e sexualidade.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O conjunto documental foi organizado em seis grupos: 1) Formação Profissional e Acadêmica, 2) Atividades Profissionais, 3) Atividades de Pesquisa Científica, 4) Produção Textual, 5) Relacionamentos Pessoais e 6) Controle Financeiro; com seus respectivos subgrupos, séries e subséries; além do dossiê Coletânea de material jornalístico.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português do Brasil
  • shona

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    PF pastas 1-69, PF pasta GF, PF (fotografias)

    Existência e localização de cópias

    Reproduções disponíveis no repositório digital do AEL.

    Unidades de descrição relacionadas

    Consulte também no AEL outros conjuntos da área da Antropologia: Antonio Arantes, Associação Brasileira de Antropologia, Herbert Baldus, Mariza Corrêa, Regina Müller, Roberto Cardoso de Oliveira, Slides de Pesquisa Etnológica e Verena Stolcke.

    Veja também a coleção Peter Henry Fry disponível no SIARQ/UNICAMP.

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Material bibliográfico não catalogado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: aeldigit@unicamp.br

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    02/2018 (criação)
    06/2020 (revisão)

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Conjunto documental organizado por Amanda Gonçalves Serafim, Bolsista de Treinamento Técnico FAPESP, sob orientação de Lívia Cristina Corrêa e Tainá Guimarães Paschoal, e supervisão de Sílvia Rosana Modena Martini, técnicas da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL.

        Área de ingresso