Fonds PF - Peter Fry

Zone d'identification

Cote

BR SPAEL PF

Titre

Peter Fry

Date(s)

  • 1965-2015 (predominante 1970-1985) (Production)

Niveau de description

Fonds

Étendue matérielle et support

4.785 documentos textuais (aproximadamente 3.300 livros, 990 manuscritos/datiloscritos, 320 títulos de periódicos e 175 folhetos) e 20 documentos iconográficos (10 negativos, 7 fotografias e 3 cartões-postais).

Zone du contexte

Nom du producteur

(1941-)

Notice biographique

Peter Henry Fry nasceu na cidade de Leeds, Inglaterra, em 1941. Graduou-se em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge, em 1963. Defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Londres em 1969, estudo no qual analisou as práticas religiosas e políticas de povos da antiga colônia britânica da Rodésia do Sul, atual Zimbábue. Em 1970, veio para o Brasil e colaborou na fundação do atual Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, juntamente com os antropólogos Verena Stolcke e Antônio Augusto Arantes. Permaneceu na UNICAMP até 1983, período em que lecionou, foi chefe do então denominado Conjunto de Antropologia (entre 1975 e 1977) e ajudou a criar o programa de mestrado em Antropologia Social da universidade. Também durante esse tempo, desenvolveu pesquisas sobre a Umbanda e o Cafundó, esta última uma comunidade de negros ex-escravizados, localizada próxima a São Paulo, que lhe permitiu o estudo sobre línguas africanas no Brasil. Por essa época, se engajou na militância do incipiente movimento homossexual brasileiro no fim dos anos de 1970 e início da década de 1980, tendo sido um dos fundadores do jornal Lampião da Esquina. Foi professor visitante do programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 1983 a 1985. Trabalhou também como representante e diretor do escritório da Fundação Ford no Rio de Janeiro (1985-1993), atividade que o levou para Harare, no Zimbábue, em 1989. De volta ao Brasil em 1993, passou a lecionar no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde permaneceu como professor titular até sua aposentadoria, em 2009. Na Associação Brasileira de Antropologia (ABA), ocupou os cargos de tesoureiro (1980-1982), vice-presidente (2004-2006) e editor do jornal da entidade, Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology. Desenvolveu diversas pesquisas sobre política e religião africanas, homossexualidade, religiões afro-brasileiras e relações raciais no Brasil.

Histoire archivistique

Conjunto documental organizado e digitalizado no âmbito do projeto FAPESP “A antropologia produzida na UNICAMP: 40 anos” (Processo: 16/06008-1), pela Bolsista de Treinamento Técnico Amanda Gonçalves Serafim, entre junho de 2016 e fevereiro de 2018.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

A doação da documentação arquivística foi realizada, provavelmente, por volta de 1983, ano em que Peter Fry deixou a UNICAMP. A doação do material bibliográfico foi realizada por Peter Fry em 24 de novembro de 2015.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

O conjunto é constituído principalmente por documentos produzidos e acumulados por Peter Fry durante o período em que lecionou na UNICAMP, relativos às suas atividades de ensino, pesquisa e demais funções administrativas. Também agrega documentos relativos à sua pesquisa sobre religião em Campinas, além de grande quantidade de textos e traduções. Dentre os livros, destacam-se importantes obras africanistas e de temas como raça, gênero e sexualidade.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Não são esperadas novas incorporações.

System of arrangement

O conjunto documental foi organizado em seis grupos: 1) Formação Profissional e Acadêmica, 2) Atividades Profissionais, 3) Atividades de Pesquisa Científica, 4) Produção Textual, 5) Relacionamentos Pessoais e 6) Controle Financeiro; com seus respectivos subgrupos, séries e subséries; além do dossiê Coletânea de material jornalístico.

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Consulta livre.

Conditions governing reproduction

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Language of material

  • espagnol
  • français
  • anglais
  • italien
  • portugais brésilien
  • shona

Script of material

    Language and script notes

    Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

    Finding aids

    Zone des sources complémentaires

    Existence and location of originals

    PF pastas 1-69, PF pasta GF, PF (fotografias)

    Existence and location of copies

    Reproduções disponíveis no repositório digital do AEL.

    Related units of description

    Consulte também no AEL outros conjuntos da área da Antropologia: Antonio Arantes, Associação Brasileira de Antropologia, Herbert Baldus, Mariza Corrêa, Regina Müller, Roberto Cardoso de Oliveira, Slides de Pesquisa Etnológica e Verena Stolcke.

    Veja também a coleção Peter Henry Fry disponível no SIARQ/UNICAMP.

    Descriptions associées

    Zone des notes

    Note

    Material bibliográfico não catalogado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: aeldigit@unicamp.br

    Identifiant(s) alternatif(s)

    Mots-clés

    Mots-clés - Sujets

    Mots-clés - Lieux

    Mots-clés - Noms

    Mots-clés - Genre

    Zone du contrôle de la description

    Identifiant de la description

    Identifiant du service d'archives

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Statut

    Niveau de détail

    Dates of creation revision deletion

    02/2018 (criação)
    06/2020 (revisão)

    Langue(s)

      Écriture(s)

        Sources

        Archivist's note

        Conjunto documental organizado por Amanda Gonçalves Serafim, Bolsista de Treinamento Técnico FAPESP, sob orientação de Lívia Cristina Corrêa e Tainá Guimarães Paschoal, e supervisão de Sílvia Rosana Modena Martini, técnicas da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL.

        Accession area