Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1920 - 1995 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Aproximadamente 1,30 metros lineares (9 caixas-arquivo)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Filha de Aurea Guerra Costa e Fernando Costa, Aída Costa nasce em nove de março de 1911, na cidade de Capivari/SP. Faz o curso secundário no Colégio Universitário, anexo à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), no período entre 1939 e 1940. Em 1942, apresenta a tese "Guerra Junqueiro" para a cadeira de Literatura Portuguesa, regida pelo Prof. Dr. Marques da Cruz, na FFLCH-USP. No ano de 1943, apresenta ao concurso Temas Brasileiros, instituído pelo Grêmio da mesma faculdade, a tese de Filologia Portuguesa "A Língua portuguesa no Brasil: as tendências do Romantismo" e, no mesmo ano, conclui o bacharelado em Letras Clássicas, na FFLCH-USP. Licencia-se pela mesma faculdade em 1944, e nos anos de 1947 e 1948 se especializa nas cadeiras de Língua e Literatura Latina, Filologia Portuguesa e Filologia Românica.
Aída Costa inicia sua carreira no magistério em 1934, no Ginásio Normal (atuando de 1934 a 1944). Posteriormente, é professora de Latim do Colégio Paulistano (1944-1948) e do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, da capital (1948 e 1955). Em 1948, é contratada para prestar serviços técnicos junto à cadeira de Didática Geral e Especial da FFLCH-USP e, no ano de 1952, é contratada como Auxiliar de Ensino, cargo no qual atua até 1957, quando assume o cargo de Assistente, passando a substituir o Prof. Armando Tonioli na cadeira de Língua e Literatura Latina. Em 1953, exerce também o cargo de professora de Português na Faculdade de Filosofia da Universidade Mackenzie. Assume, em 1956, o cargo de Professora Catedrática Efetiva da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade de Minas Gerais (hoje, Fafich-UFMG) e, no ano de 1958, participa do concurso de Literatura Latina da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais (hoje, Fafich-UFMG) com a tese "Influências helênicas no teatro de Plauto: a Aulularia". Em 1960, torna-se professora colaboradora junto à cadeira de Língua e Literatura Latina da FFLCH-USP e, em 1970, passa a trabalhar como professora titular de Língua e Literatura Latina, onde leciona Sintaxe da Língua Latina.
Aída Costa é irmã de um dos sócios fundadores da Editora do Brasil, Carlos Costa, sendo a autora responsável pelo programa de português do livro "Admissão ao Ginásio", publicado a partir de 1943 e que contou com mais de 550 edições até 1970. Além desse livro, é autora de várias obras relacionados à Língua Portuguesa e ao Latim, publicados pela mesma editora. Publica também: "Elementos Populares em Catulo" (Ed. Cruzeiro do Sul, 1952); Série Didática do Brasil (Ed. do Brasil, 1956); "Temas Clássicos" (Ed. Cultrix, 1978), dentre outros títulos.
Aída Costa falece no dia 12 de setembro de 1996.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Após o falecimento da titular, o fundo é doado à Universidade de São Paulo (USP) por familiares. Após seleção, a documentação foi encaminhada pela USP para a Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (IEL - UNICAMP), por intermédio do professor Wanderley Geraldi. A biblioteca da professora foi então incorporada ao acervo da Biblioteca do IEL e o restante da documentação foi encaminhada ao CEDAE.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação do Professor Antônio da Silveira Mendonça, em meados de 1998.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O fundo é composto por publicações didáticas de ensino de Português e Latim, cadernetas, agendas e materiais referentes à atividade de docência da titular do fundo, como anotações de aulas, fichamentos de livros, bibliografias e programas de cursos, textos didáticos, relatórios de estágio, apostilas e métodos de ensino de línguas, recortes de jornais e outros.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta limitada. Entrar em contato com o Setor de Atendimento do Cedae.
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do Cedae.
Idioma do material
- latim
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem, Coleções Especiais.
Área de notas
Nota
Fontes de pesquisa para a biografia: https://www.redalyc.org/journal/5761/576162063023/html/
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação em 15/12/2015. Revisão em 01/08/2025.
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Roberta de Moura Botelho.
Revisado por Stella Cruz Ruiz e Patrícia Saad, em 07/06/2024.
Revisado por João Guilherme Souza dos Santos, em 01/08/2025.