Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1958 - 1968-04-07 (Acumulación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Total: 22 itens documentais
Textuais: 14 itens documentais
Bibliográficos: 8 itens documentais
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Mário Schenberg nasceu a 02 de julho de 1914, em Recife. Formou-se engenheiro eletricista em 1935 pela Escola Politécnica de São Paulo. Passou ainda pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo, recebendo em 1936 o título de bacharel em matemática, sendo que esta foi a primeira turma da faculdade. Trabalhou na USP desde 1936, ocupando os cargos de preparador na cadeira de Física geral e Experimental na Escola Politécnica e assistente de Física teórica na FFCL, ocupando em 1944 a cadeira de Mecânica Celeste e Superior do Departamento de Física dessa faculdade através de concurso público. Em 1939, Mário Schenberg trabalhou no Instituto de Física da Universidade de Roma, transferindo-se mais tarde para Zurique e depois em Paris. Voltou ao Brasil em 1940, porém por um curto período, tendo ido a Washington com bolsa da Fundação Guggenhein, onde trabalhou com o Professor G. Gamow, na área de Astrofísica. Foi membro do Institute for Advanced Studies de Princeton e trabalhou no Observatório Astronômico de Yerkes com o Professor Chandraseck. Ficou no Brasil de 1944 a 1948, quando voltou para a Europa, em Bruxelas, desenvolvendo pesquisas com raios cósmicos e mecânica estatística. Tornou-se diretor do departamento de Física da USP em 1953, criando o Laboratório de Estado Sólido e sendo o pioneiro na criação dos cursos de computação dessa universidade. Sua produção intelectual e técnico-científica é volumosa, abrangendo áreas como física teórica, física experimental, astrofísica, mecânica estatística, mecânica quântica, relatividade, fundamentos de física e diversos trabalhos em matemática. Iniciou em São Paulo, a campanha “O Petróleo é Nosso”. Assim mesmo, nas palavras de Amélia Império Hamburger, “Suas pesquisas como físico dão contribuições cuja originalidade e importância são reconhecidas internacionalmente. Abordando vasta gama de temas onde estão imbricadas as matemáticas, a física e seus próprios fundamentos, o alcance e significado de sua obra aguardam por uma avaliação mais profunda e global e muitas de suas ideias ainda não exauriram toda a potencialidade de sugestões para captar a realidade”.(SCHENBERG, Mário. Pensando a Física, coordenação geral: Amélia Império Hamburger e José Luís Goldfarb, Ed. Brasiliense, São Paulo, 1984).
Institución archivística
Historia archivística
Esse material chegou ao Arquivo em 1988 junto da documentação do prof. Leônidas Hegenberg.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A Coleção MS reúne documentação textual e bibliográfica de posse do titular Mário Schenberg, contendo memoriais de físicos notórios, cartas direcionadas para ele enquanto docente da Universidade de São Paulo, minutas de artigos científicos, notas de aula e separatas de periódicos internacionais sobre física teórica, além de trabalhos relacionados ao marxismo.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Séries:
Série Documentos Pessoais Terceiros (DPT)
Série Correspondênia (C)
Série Produção Científica Outros (PCO)
Série Impressos (I)
Os itens estão organizados cronologicamente no interior das séries.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre mediante cadastro do pesquisador
Condiciones
Mediante autorização do Arquivo Histórico/SPCLEARQ
Idioma del material
- francés
- inglés
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Consulte o inventário para mais informações.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
SPCLEARQ
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
MS, Cx.16, P.1-6
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Mário Schenberg (Accumulator)
- Mário Schenberg (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
ISAD-G, ISDF, ISDIAH e NOBRADE
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
O tratamento documental da Coleção Mário Schenberg foi realizado por Paloma Schmitz, Ariadne Meissner e Eliane Morelli Abrahão, em dezembro de 2024, e contou com a colaboração dos estagiários e bolsistas do CLEARQ: Adrian S. de Almeida e Layla Freire Nicolau.
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
- latín
Fuentes
Nota del archivista
A coleção está organizada e ordenada até o nível de item. A descrição de itens atingiu todas as Séries, que estão totalmente digitalizadas.