Grupo SF - Serviço de Fotografia

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ CCO_SF

Título

Serviço de Fotografia

Data(s)

  • 1964-1988 (Produção)

Nível de descrição

Grupo

Dimensão e suporte

2967 documentos iconográficos

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

A documentação do Serviço de Fotografia do Centro de Comunicações foi transferida ao Arquivo Central, por Maria Cristina Ferraz de Toledo – responsável pelo Arquivo Audiovisual do Centro de Comunicações, em duas remessas distintas: uma em agosto de 1996 quando transferiu 1012 imagens que estavam armazenadas junto com as fitas de vídeo e não constituíam conjunto orgânico com estas e outra remessa quando da extinção do serviço de fotografia do Centro de Comunicação Unicamp em setembro 2001(1955 imagens). Nesta ocasião o espaço físico do serviço de fotografia passou a ser ocupado pelas atividades de produção da TV Universitária; seu laboratório e equipamentos foram transferidos para o Centro de Memória da Unicamp e a documentação fotográfica que permanecia no local foi transferida para o Arquivo Central – Siarq.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Centro de Comunicações Unicamp

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Imagens científicas, didáticas, culturais e outras relacionadas a pesquisa, ao ensino e a extensão. Imagens institucionais retratando unidades universitárias, eventos, campus universitário, restaurante, ginásio multidisciplinar, pré-escola, creche, hospital de clínicas, moradia estudantil, Possui ainda imagens antigas da Universidade retratando as instalações da Faculdade de Ciências Médicas, nas dependências da Santa Casa e Maternidade de Campinas. Contém imagens de defesas de tese dos anos 1960 e 1970. As imagens foram produzidas em sua maioria pelos fotógrafos Pedro Gimenez e Marcos Ribeiro

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

1ª remessa em 08/1996; 2ª remessa em 09/2001

Sistema de arranjo

A documentação não foi arranjada em série, foram mantidos e respeitados os conjuntos originais e feito um inventário da documentação.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      fotografias com boa legibilidade

      Instrumentos de descrição

      Relação preliminar dos conjuntos fotográficos

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Localização Física AP.D2.A5.P1

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Completo

      Datas de criação, revisão, eliminação

      12/12/2002

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          Documentação organizada sob a coordenação de Cristina Barbieri, acondicionamento e descrição preliminar preparadas por: Viviane Faria e Rosa Leal, estagiárias do Arquivo Central/Siarq.

          Área de ingresso