Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1963- (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
81 caixas de documentos textuais; 3105 itens iconográficos; 04 itens de documentos audiovisuais; 06 itens de documentos sonoros, 51 itens de documentos filmográficos; 07 itens tridimensionais.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foi instituída oficialmente pela Lei Estadual 4.996/1958, porém só veio a funcionar após a incorporação à Universidade de Campinas, em 1962, de acordo com a Lei Estadual 7.655/1962. A aula inaugural foi em maio de 1963. As instalações administrativas e as aulas se fixaram no prédio da Maternidade de Campinas e, dois anos depois, foram transferidas para as dependências da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, onde ficaram até 1985. A partir daí, teve início a mudança definitiva para o campus de Barão Geraldo, concluída no ano seguinte. A FCM oferece cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, além de 15 programas de pós-graduação stricto sensu, três programas de pós-graduação lato sensu, programas de residência médica em 47 especialidades, 36 áreas de atuação e quatro programas de residência multiprofissional. Treze departamentos compõem a faculdade: Anestesiologia e Radiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Medicina Translacional, Neurologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Saúde Coletiva e Tocoginecologia. Além do ensino, busca promover, estimular e realizar pesquisas científicas, contribuir para o estudo e propor soluções para os problemas de saúde individual e coletiva, através da criação de modelos reproduzíveis de atenção à saúde e participar da prestação de serviços à comunidade integrada ao ensino e pesquisa.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A primeira remessa de documentos foi transferida ao Arquivo Central em 25/07/86. Em 08/02/2001 foram transferidos 62 rolos de microfilmes de prontuários de pacientes do ambulatório do DGM - Departamento de Genética Médica, posteriormente (29/04/2002)doados em cd room, e em 27/07/2001 foram enviadas as primeiras imagens dos formandos de Medicina e Enfemagem, hoje totalizam 1357 fotografias.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Faculdade de Ciências Médicas
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém processos administrativos, dossiês de eventos comemorativos, dossiês relacionados à estruturação da pós-graduação e graduação, correspondências trocadas com a diretoria, documentos de departamentos, fichas de alunos, fotografias das turmas de formandos, filmes de procedimentos cirúrgicos, boletins da FCM.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
livre
Condiçoes de reprodução
Reprodução autorizada, mediante as normas do AC/SIARQ
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Documentação digitada, datilografada, manuscrita. Parte da documentação também estão microfilmada, gravadas em fitas cassete ou em cd room. Os filmes necessitam de projetor para consulta.
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
19/09/2002
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Os documentos foram processados sob a coordenação de Márcia Aparecida Marques Silveira e Cristina Correia Dias Barbieri.