Grupo FIT - Festival Internacional de Teatro

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ IA_FIT

Título

Festival Internacional de Teatro

Data(s)

  • 1989-1998 (Produção)

Nível de descrição

Grupo

Dimensão e suporte

38 caixas de documentação textual; 04 fitas cassete; 136 fitas VHS; 04 flâmulas; 1105 fotografias; 01 tira de negativo fotográfico; 15 folhas de contato e cerca de 242 cartazes.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

O Festival Internacional de Teatro (FIT) foi idealizado pelos atores que faziam parte do elenco da peça teatral Feliz Ano Velho produzida pelo ator e diretor Marcos Kaloy (Marcos Tougueiro Galvão), na década de 80. Seus organizadosres tinham como objetivo promover um festival sustentados pelo tripé pesquisa, ensino e intercâmbio, que privilegiassem os trabalhos de arte contemporânea. O FIT oferecia, além dos espetáculos, as oficinas de montagens e Worshops ministrados por nomes significativos do teatro e da dança e seus ingressos eram vendidos a preços populares. Com o apoio do então reitor Paulo Renato da Costa e Souza e da Secretaria Municipal da Cultura de Campinas, acontece em 04 de julho de 1989 a Mostra Internacional de Teatro (MIT), uma versão reduzida do Festival Latino Americano de Londrina. Sucederam-se então três edições de festivais: I FIT, de 05 a 15 de abril de 1990; II FIT, de 20 a 31 de março de 1991 e o III FIT, de 16 a 23 de setembro de 1992. O IV FIT foi por duas vezes programado e cancelado (1993) e (1994), e de 28 de setembro a 02 de outubro de 1995, o evento A Circulação de Produto Cultural no Mercosul - Mostra Internacional de Dança de Mercosul, que mesclava encontros e espetáculos de dança. A estrutura administrativa do FIT, esteve sempre ligada ao Instituto de Artes da Unicamp apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Não foi encontrado qualquer ato de criação do FIT na Unicamp, apenas a Delibração CONSU 396/91 que toma ciência do Parecer CEPE 152/91 e homologa a autorização dada pelo reitor para convênio com a Fundação Memoria da América Latina.

História do arquivo

O primeiro lote de documentos foi transferido do Escritório de Ação Cultural da Unicamp ao Arquivo Central/SIARQ em 04/08/1998. O responsável pela transferência da documentação foi Marcos Kaloy.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Festival Internacional de Teatro

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O grupo é composto por projetos e relatórios, cartas, dossiês, documentos administrativos, fotografias, fitas cassete, material de divulgação, entre outros.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

O grupo foi dividido nos seguintes conjuntos documentais: Coordenação; Mostra Internacional de Teatro (MIT); I Festival Internacional de Teatro - FIT; II Festival Internacional de Teatro; III Festival Internacional de Teatro; IV Festival Internacional de

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

livre

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, respeitando-se as regras para conservação dos diversos gêneros documentais.

Idioma do material

  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Documentos em boas condições de conservação. Alguns fac-símiles foram fotocopiados para prolongar a legibilidade. Fitas de vídeo cassete gravadas no sistemas VHS, NTSC e Palm-m.

    Instrumentos de descrição

    Inventário do Fundo e Catálogo Descritivo dos Dossiês de Grupos de Artistas

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Localização de originais: Arquivo Central/SIARQ

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American cataloguing rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    20/03/2003

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Os documentos foram organizados e descritos por Vânia Regina Personeni e Eva Cristina Leite da Silva. O catálogo foi organizado por Vânia Regina Personeni. Coube a supervisão geral de Márcia Aparecida Marques Silveira.

        Área de ingresso