Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- s.d (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
3f.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Criada pela Portaria GR-121/1983, a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) funcionou inicialmente como Setor de Pessoal da Divisão Administrativa e, posteriormente, como Diretoria de Pessoal, ambos inseridos na estrutura da Diretoria Geral da Administração (DGA). Como órgão central de recursos humanos, a DGRH teria atribuições de planejamento, coordenação, orientação técnica, controle das atividades de pessoal e proposição política de benefícios sociais e vantagens para os servidores. Atualmente ligado ao Gabinete do Reitor (GR), de acordo com a Resolução GR-053/2021, o órgão contribui com a elaboração e execução de políticas de gestão de pessoas, com a missão de promover o desenvolvimento integrado dos servidores para alcançar excelência nos serviços prestados e relações saudáveis de trabalho.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Diretoria Geral de Recursos Humanos
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Em 177necrópsias de pacientes portadores de insuficiência cardíaca crônica, a causa da insuficiência foi: hipertensão arterial essencial e/ou asteroscleose (39,5%), cor pulmonale (14,1%), doença reumática do coração (12,2%), doenças renais hipertensivas (10%), cardiomegalia idiopática (10%), miocardite chagásica (6,1%), cardiopatias congênitas (3,9%), aortite sifilítica (1,1%), endocardite bacteriana subaguda (0,5%), miocardite relacionada com a dematomiosite (0,5%) e pericardite constritiva (0,5%). A alta frequência de cardiomegalia idiopática justifica um estudo clínicopatológico mais acurado dessa patologia, assim como sua relação com a miocardite chagásica, com a qual se pode confundir-se. Neste estudo admite-se que a principal causa da cardiomegalia idiopática seja a desnutrição prolongada dos pacientes. Em cerca da metade dos pacientes com hipertensão essencial a asterosclerose coronária foi leve ou raramente não ocorreu. Nesses pacientes a insuficiência cardíaca ...
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Livre
Condiciones
Reprodução permitida, porém devem ser observadas as normas do Arquivo Central
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Localização Física: DGRH/I CC FCM 62.322 f.13
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Fundo Faculdade de Ciências Médicas FCM
Nota de publicación
FARIA, José Lopes de; FRIEDMAN, Horácio. Causas de insuficiência cardíaca congestiva - Estudos retrospectivo baseado em necrópsias. Separata de: Revista da Associação Médica Brasileira, Campinas, v.21, n.2., p.52-54.
Área de notas
Notas
O artigo integra a pasta de comprovantes curriculares DGRH/AP CC.INAT.FCM 62.322, f. 13.
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
2005/01/11