Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- s.d (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
3f.
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Criada pela Portaria GR-121/1983, a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) funcionou inicialmente como Setor de Pessoal da Divisão Administrativa e, posteriormente, como Diretoria de Pessoal, ambos inseridos na estrutura da Diretoria Geral da Administração (DGA). Como órgão central de recursos humanos, a DGRH teria atribuições de planejamento, coordenação, orientação técnica, controle das atividades de pessoal e proposição política de benefícios sociais e vantagens para os servidores. Atualmente ligado ao Gabinete do Reitor (GR), de acordo com a Resolução GR-053/2021, o órgão contribui com a elaboração e execução de políticas de gestão de pessoas, com a missão de promover o desenvolvimento integrado dos servidores para alcançar excelência nos serviços prestados e relações saudáveis de trabalho.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Diretoria Geral de Recursos Humanos
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Em 177necrópsias de pacientes portadores de insuficiência cardíaca crônica, a causa da insuficiência foi: hipertensão arterial essencial e/ou asteroscleose (39,5%), cor pulmonale (14,1%), doença reumática do coração (12,2%), doenças renais hipertensivas (10%), cardiomegalia idiopática (10%), miocardite chagásica (6,1%), cardiopatias congênitas (3,9%), aortite sifilítica (1,1%), endocardite bacteriana subaguda (0,5%), miocardite relacionada com a dematomiosite (0,5%) e pericardite constritiva (0,5%). A alta frequência de cardiomegalia idiopática justifica um estudo clínicopatológico mais acurado dessa patologia, assim como sua relação com a miocardite chagásica, com a qual se pode confundir-se. Neste estudo admite-se que a principal causa da cardiomegalia idiopática seja a desnutrição prolongada dos pacientes. Em cerca da metade dos pacientes com hipertensão essencial a asterosclerose coronária foi leve ou raramente não ocorreu. Nesses pacientes a insuficiência cardíaca ...
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Livre
Conditions governing reproduction
Reprodução permitida, porém devem ser observadas as normas do Arquivo Central
Language of material
- portugais
Script of material
Language and script notes
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Finding aids
Zone des sources complémentaires
Existence and location of originals
Localização Física: DGRH/I CC FCM 62.322 f.13
Existence and location of copies
Related units of description
Fundo Faculdade de Ciências Médicas FCM
Publication note
FARIA, José Lopes de; FRIEDMAN, Horácio. Causas de insuficiência cardíaca congestiva - Estudos retrospectivo baseado em necrópsias. Separata de: Revista da Associação Médica Brasileira, Campinas, v.21, n.2., p.52-54.
Zone des notes
Note
O artigo integra a pasta de comprovantes curriculares DGRH/AP CC.INAT.FCM 62.322, f. 13.
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Rules and/or conventions used
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Statut
Niveau de détail
Dates of creation revision deletion
2005/01/11