Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1971-1983 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
01 processo e 01 pasta
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Peter Henry Fry nasceu na cidade de Leeds, Inglaterra, em 1941. Graduou-se em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge, em 1963. Defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Londres em 1969, estudo no qual analisou as práticas religiosas e políticas de povos da antiga colônia britânica da Rodésia do Sul, atual Zimbábue. Em 1970, veio para o Brasil e colaborou na fundação do atual Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, juntamente com os antropólogos Verena Stolcke e Antônio Augusto Arantes. Permaneceu na UNICAMP até 1983, período em que lecionou, foi chefe do então denominado Conjunto de Antropologia (entre 1975 e 1977) e ajudou a criar o programa de mestrado em Antropologia Social da universidade. Também durante esse tempo, desenvolveu pesquisas sobre a Umbanda e o Cafundó, esta última uma comunidade de negros ex-escravizados, localizada próxima a São Paulo, que lhe permitiu o estudo sobre línguas africanas no Brasil. Por essa época, se engajou na militância do incipiente movimento homossexual brasileiro no fim dos anos de 1970 e início da década de 1980, tendo sido um dos fundadores do jornal Lampião da Esquina. Foi professor visitante do programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 1983 a 1985. Trabalhou também como representante e diretor do escritório da Fundação Ford no Rio de Janeiro (1985-1993), atividade que o levou para Harare, no Zimbábue, em 1989. De volta ao Brasil em 1993, passou a lecionar no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde permaneceu como professor titular até sua aposentadoria, em 2009. Na Associação Brasileira de Antropologia (ABA), ocupou os cargos de tesoureiro (1980-1982), vice-presidente (2004-2006) e editor do jornal da entidade, Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology. Desenvolveu diversas pesquisas sobre política e religião africanas, homossexualidade, religiões afro-brasileiras e relações raciais no Brasil.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Os documentos que compõem esta coleção integram o fundo Diretoria Geral de Recursos Humanos, que são reunidos e incorporados pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp, de forma sistematizada. Foram identificados neste instrumento com o objetivo de facilitar o acesso aos documentos produzidos pelo cientista no decurso de suas atividades.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Acervo do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção é composta pelo processo de vida funcional onde podem ser observados os Planos de Pesquisa intitulados: "Mesa e Terreiro em Campinas - Um Estudo do Simbolismo Ritual no seu Contexto Social", "Os Negros do Cafundó: Linguagem e Comunidade" e seus anexos curriculares compostos por artigos científicos de sua autoria, entre eles: "Mediunidade e Sexualidade", "Spirits of Protesi - Spirit-Mediums and the Articulation of Consensus Amongst the Zezuru of Southern Rhodesia", "Reflexões sobre o Crescimento da Conversão à Umbanda", etc
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário de Comprovantes Curriculares da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) e Inventário de Processos e Expedientes do Sistema de Protocolo
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: Arquivo Central/SIARQ Localização Física: Arquivo Central/SIARQ
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
v.t Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH)
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
12/07/2004
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Informações extraídas do processo de vida funcional nº1365/70, localizado no SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos. Da pasta de comprovantes curriculares DGRH CC.I 41.226, localizada no SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos. Da página da Plataforma Lattes Disponível em: http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/consultapesq.prc_querylist Acesso em: 21 jun. 2004. Da página do SIPEX - Sistema de Informação de Pesquisa e Extensão disponível em: < http://www.unicamp.br/sipex/index.