ÉLIS, Bernardo

Identity area

Type of entity

Person

Authorized form of name

ÉLIS, Bernardo

Parallel form(s) of name

  • Bernardo Élis

Standardized form(s) of name according to other rules

    Other form(s) of name

      Identifiers for corporate bodies

      Description area

      Dates of existence

      15/11/1915 - 30/11/1997

      History

      Bernardo Elis Fleury de Campos Curado nasce em quinze de novembro de 1915, em Corumbá de Goiás, GO. Filho do poeta Érico José Curado e de Marieta Fleury Curado, inicia os estudos primários com seu pai, por quem teve despertado o gosto pela literatura. Em 1928, viaja com a família para Goiânia, local em que conclui o curso ginasial, no Liceu de Goiás (1937). Em seguida, é obrigado a parar de estudar por dois anos, vindo a concluir seus estudos em 1940, no curso clássico do Colégio Estadual de Goiânia.

      Em 1944, casa-se com a poetisa Violeta Metran, com quem tem três filhos: Ivo, Silas e Simeão. No ano seguinte, forma-se em Direito, pela Faculdade de Direito de Goiânia.

      Profissionalmente, Bernardo Élis inicia sua carreira pública em 1934, como tesoureiro da Prefeitura Municipal de Corumbá de Goiás. Em 1936, torna-se escrivão da Delegacia Especial de Polícia em Anápolis e, nesse mesmo ano, é nomeado Delegado de Polícia de Corumbá de Goiás, mudando, ainda em 1938, para a função de escrivão do Cartório do Crime, no mesmo município. No ano seguinte, transfere-se para Goiânia, onde é nomeado secretário da Prefeitura Municipal. Permanece no cargo até 1942, ano em que passa uma temporada na cidade do Rio de Janeiro. Em 1943, regressa para Goiânia, onde assume o cargo de técnico do Departamento Estadual de Assistência ao Cooperativismo de Goiás.

      A partir de 1945, dedica-se também ao magistério como professor de História, Geografia e Língua Portuguesa, na Escola Técnica de Goiânia e no ensino público estadual e municipal. Entre 1945 e 1968, exerce a função de advogado. Entre 1970 e 1978, desempenha as funções de Assessor Cultural junto ao Escritório de Representação do Estado de Goiás, no Rio de Janeiro. No regresso à Goiás, reassume o cargo de professor na Universidade Federal de Goiás.

      Entre 1978 e março de 1985, Bernardo Élis desempenha a função de Diretor Adjunto do Instituto Nacional do Livro, em Brasília. Em 1986, é nomeado para o Conselho Federal de Cultura, local em que atua até a extinção do órgão, em 1989. Em 1943, funda a revista literária "Oeste", publicando, nas páginas deste periódico, o conto "Nhola dos Anjos" e a "Cheia do Corumbá". No ano seguinte, lança seu primeiro livro de contos, "Ermos e Gerais", pela Bolsa de Publicações de Goiânia "Hugo de Carvalho Ramos". Em 1945, participa do Primeiro Congresso de Escritores de São Paulo, conhecendo vários literatos, entre os quais destacam-se Aurélio Buarque de Hollanda, Mário de Andrade e Monteiro Lobato. Voltando para Goiânia, funda a Associação Brasileira de Escritores, sendo eleito presidente por vários biênios.

      Ao longo dos anos, publica o romance de folhetim "A Terra e as Carabinas" (1951), a obra de poesias "Primeira Chuva" (1953) e "O Tronco" (1968), romance pelo qual recebe o Prêmio Jabuti, oferecido pela Câmara Brasileira do Livro.

      É um dos fundadores, vice-diretor e professor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (1961-1964). Entre 1965 e 1967, é professor de Literatura na Universidade Católica de Goiás. Durante esse período, lança mais dois livros de contos: "Caminhos e Descaminhos" (1965) e "Veranico de Janeiro" (1966). O primeiro dos livros obtém o prêmio Affonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras e o segundo, o Prêmio Jabuti e o Prêmio José Lins do Rego.

      Em 1972, recebe o Prêmio Sesquicentenário da Independência, por um estudo realizado sobre o Marechal Xavier Curado, criador do Exército Nacional. Publica neste período outros livros de contos, ensaios e crônicas. Em 1987, publica sua "Obra Reunida" pela coleção Alma de Goiás, da Editora José Olympio, incluindo o romance inédito "Chegou o Governador".

      Bernardo Élis falece em sua cidade natal, no dia trinta de novembro de 1997.

      Places

      Legal status

      Functions, occupations and activities

      Mandates/sources of authority

      Internal structures/genealogy

      General context

      Relationships area

      Access points area

      Subject access points

      Place access points

      Occupations

      Control area

      Authority record identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Level of detail

      Partial

      Dates of creation, revision and deletion

      Language(s)

      • Brazilian Portuguese

      Script(s)

        Sources

        Maintenance notes