Mostrando 135 resultados

Descrição arquivística
Militância Política e Luta Armada no Brasil
BR SPAEL MPLA · Coleção · 1985-2011

Contém entrevistas com ex-militantes da luta armada, líderes estudantis e ex-exilados políticos brasileiros, oriundos de diversas organizações políticas atuantes no Brasil durante o período da ditadura militar, desde o golpe de 1964 até a anistia política em 1979. As entrevistas realizadas pelos produtores das coleções, destinaram-se a produção de trabalhos acadêmicos na área de História Social. Encontram-se depoimentos sobre movimento estudantil, militância política, estrutura das organizações políticas aquém pertenciam os militantes, movimentos guerrilheiros urbanos e rurais, luta armada e ações terroristas das organizações políticas de esquerda, exílio político e treinamento guerrilheiro em Cuba.

Denise Rollemberg Cruz
36 - DEOPS - Informação nº1117-B/77
BR SPAEL MPLA_MMS_d.01_36 · Item · 05.09.1977
Parte de Militância Política e Luta Armada no Brasil

Relatório do DOPS-SP contendo cópia do comunicado emitido pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo entitulado: "Sindicato repudia declarações do secretário de segurança". Contém ainda outras publicações, como um exemplar do jornal Mural, também do sindicato citado.

Arquivo do Estado de São Paulo.
31 - DEOPS - Informação nº353-B/77
BR SPAEL MPLA_MMS_d.01_31 · Item · 22.03.1977
Parte de Militância Política e Luta Armada no Brasil

Relatório do DOPS-SP sobre as futuras eleições do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Inclui cópia do regimento interno da assembléia geral que estuda alterações no estatuto do Sindicato citado. Inclui ainda cópia de diversas cartas da Anistia Internacional ao General Erasmo Dias lamentando a prisão de Renato Tapajós e pedindo a sua libertação imediata.

Arquivo do Estado de São Paulo.