Artigo intitulado “Prudente de Moraes, neto” de Barbosa Lima Sobrinho, descrevendo a trajetória política e acadêmica de Prudente de Morais. Jornal do Brasil.
Artigo intitulado “O ser poético de Pedro Dantas" de Carlos Drummond de Andrade, analisando o pseudônimo de Prudente denominado Pedro Dantas. Jornal do Brasil.
Artigo intitulado “Prudente de Moraes, neto, Um sereno Combatente da Liberdade”, descrevendo o seu papel na defesa da democracia, com falas de amigos próximos. Jornal do Brasil.
Artigo intitulado "Do fundo do baú", comentando uma citação encontrada no livro "Raízes do Brasil", sobre a fidelidade política. Jornal do Brasil.
Artigo intitulado "Mestre Sérgio", de José Guilherme Merquior, comentando a pessoa de SBH, seu estilo em escrever comparando a outros escritores e referindo-se às suas obras. Jornal do Brasil.
Artigo intitulado "A inquieta formação do historiador", de José Castello, comentando sobre a coletânea "Raízes de Sérgio Buarque de Holanda", organizado por Francisco de Assis Barbosa e traçando a trajetória literária de SBH. Jornal do Brasil.
Notícia intitulada "Sérgio Buarque, enviado especial", informando a futura publicação do livro "Notas de um repórter", contendo as reportagens de SBH, publicadas nos Diários Associados como enviado especial à Alemanha, Estados Bálticos e Rússia. Jornal do Brasil.
Texto intitulado "A cara do Brasil" contendo os artigos: "Mestres da radicalidade" de Cláudio Bojunga, comentando sobre os livros Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre, Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda e Formação do Brasil Contemporâneo de Caio Prado Jr.; e "A diferença" de Raquel Ulhoa apresentando a visão de Florestan Fernandes sobre os referidos autores e suas obras. Jornal do Brasil. Idéias.
Artigo intitulado "Um engodo cultural" de Moacir Werneck de Castro, comentando a grandeza e a decadência de enciclopédias e noticiando a publicação do livro "Visão do Paraíso" de Sérgio Buarque de Holanda em tradução para o espanhol. Jornal do Brasil.
Artigo intitulado "Uma visão do paraíso" de Marcos Sá Correa, comentando a situação política brasileira, referindo-se ao livro "Visão do paraíso". Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, Caderno B.
