Anotações sobre guerras baseadas em livros e artigos publicados nos seguintes periódicos: Jornal do Commercio, Jornal El Debate, Jornal La Prensa, Jornal LHumanité (LHuma), Jornal Pravda, Le Journal de Moscou, relacionados à guerras: Guerra de 1941-1944, II Guerra Mundial, Guerra Fria e Política Internacional, O Brasil e o Mundo no Período da II Guerra Mundial; Guerra russo-alemã; Situação política na França; Posição do Japão e da China; Campanha contra a Alemanha; Corrida Espacial na Guerra Fria.
O arquivo de Octavio Brandão reúne documentação pessoal, correspondência, textos pessoais e de terceiros, além de vasta biblioteca cujos títulos são relevantes para a história social e política da república, entre 1917 e 1979. A produção intelectual traz textos escritos para a imprensa, manuscritos de obras, textos de estudos políticos, literários e autobiográficos. As cadernetas trazem registros autobiográficos e das atividades na clandestinidade, bem como comentários sobre as questões nacionais. Os cadernos apresentam estudos das teses do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e dos Congressos do Partido Comunista do Brasil (PCB). Há grande quantidade de documentos referentes ao período de exílio na União Soviética (1937-1946), composto por manuscritos de obras, correspondência – principalmente com e entre suas filhas durante o período da guerra e intelectuais, textos biográficos e autobiográficos, recordações da vida na Europa, grande quantidade de estudos sobre diversos temas, textos com relatos de guerra, material escrito para o programa da Rádio Moscou, documentos pessoais, recortes, mapas, folhetos e periódicos. Reúne também documentação de sua esposa, a poetisa Laura Brandão: poemas, cadernos e algumas cartas.
Sans titreAnotações manuscritas e artigos relacionados à história geral das civilizações: Confederação do Equador, Visita do Presidente Franklin Roosevelt ao Brasil, Inconfidência Mineira, Revolução Republicana (Pernambucana), publicados nos seguintes jornais: Jornal Diário da Manhã, Jornal do Commercio e Jornal Pravda
História da vida de L.B. retratando seus ideais libertadores, vida literária, doméstica e combativa, até o exílio em 1931. Acompanha 43 p.
Correspondência enviada e recebida por Octavio Brandão e por suas filhas.
Documentos relacionados a Luiz Carlos Prestes e a sua irmã Lygia Prestes: textos, correspondência, artigos de jornais, recortes, desenho e mapa.
Sans titre