O conjunto documental é composto por processos judiciais relacionados à pessoas escravizadas, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Goiás, Maranhão e Mato Grosso.
Supremo Tribunal de Justiça (Brasil)O conjunto documental, obtido a partir da reprodução dos processos dos presos políticos do período da ditadura militar totaliza 707 processos completos e dezenas de outros incompletos. É possível conhecer a relação dos denunciados, indiciados, testemunhas e declarantes, bem como os nomes dos funcionários encarregados e escrivães da PM, médicos legistas e membros do Conselho de Justiça envolvidos nas ações de repressão aos movimentos de massa, diligências e investigações; informações sobre os réus e organizações visados pela repressão e sobre as leis repressivas. Contém estudos sobre a tortura no Brasil e no mundo, com quadros estatísticos, além da transcrição de depoimentos sobre tortura com informações sobre os mortos e desaparecidos políticos. Os Anexos têm origem diversa, foram apreendidos em posse dos militantes ou em diligências às residências e aparelhos, e anexados como prova de subversão.
Paulo Evaristo ArnsO conjunto é formado por processos jurídicos relacionados a pessoas escravizadas, predominantemente no estado do Rio de Janeiro. Pode-se encontrar também processos relativos aos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Goiás e Mato Grosso.
Relação do Rio de JaneiroO arquivo de Octavio Brandão reúne documentação pessoal, correspondência, textos pessoais e de terceiros, além de vasta biblioteca cujos títulos são relevantes para a história social e política da república, entre 1917 e 1979. A produção intelectual traz textos escritos para a imprensa, manuscritos de obras, textos de estudos políticos, literários e autobiográficos. As cadernetas trazem registros autobiográficos e das atividades na clandestinidade, bem como comentários sobre as questões nacionais. Os cadernos apresentam estudos das teses do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e dos Congressos do Partido Comunista do Brasil (PCB). Há grande quantidade de documentos referentes ao período de exílio na União Soviética (1937-1946), composto por manuscritos de obras, correspondência – principalmente com e entre suas filhas durante o período da guerra e intelectuais, textos biográficos e autobiográficos, recordações da vida na Europa, grande quantidade de estudos sobre diversos temas, textos com relatos de guerra, material escrito para o programa da Rádio Moscou, documentos pessoais, recortes, mapas, folhetos e periódicos. Reúne também documentação de sua esposa, a poetisa Laura Brandão: poemas, cadernos e algumas cartas.
Octavio BrandãoMateriais ligados à história dos movimentos sociais, de temática diversificada. Essa coleção é formada por documentação avulsa originária de doações eventuais.
Sem títuloO conjunto é constituído, principalmente, por diapositivos, negativos, cópias-contato e fotografias produzidos por Nair Benedicto ao longo de sua trajetória enquanto fotógrafa profissional e militante de causas sociais, cobrindo um período que se estende da década de 1970 até o ano de 2004. Agrega também exemplares do “Jornal da Vila”, periódico alternativo e militante que fundou e editou junto a um grupo de jornalistas e voluntários recém-saídos da prisão, no qual abordavam as condições de vida dos trabalhadores de bairros da zona sul de São Paulo. Contém ainda outros títulos de periódicos, livros, correspondências, catálogos e prospectos de exposições acumulados pela titular.
Nair Benedicto (1940- )De origem e composição diversa, esta documentação foi produzida por entidades ligadas à CUT, Oposição Sindical, sindicatos metalúrgicos e de outras categorias profissionais, por movimentos voltados à defesa dos direitos humanos, da reforma agrária e do meio-ambiente. Inclui ainda documentação de associações de bairro e entidades de apoio como o DIEESE, Fase, Instituto Cajamar e do próprio CPV. É composta por folhetos, panfletos, manifestos, cadernos, boletins, estatutos, informes, relatórios, cartas, discursos, entre outros, que refletem a memória de organizações populares e sindicais, além da história dos eventos políticos e processos definidores da democratização brasileira.
Centro de Documentação e Pesquisa VergueiroO conteúdo da biblioteca esta relacionado à esquerda latino-americana, no qual se destacam documentos do movimento trotskista boliviano; folhetos, periódicos e boletins da esquerda distribuídos na Argentina, Peru, Chile, Brasil, México, Cuba, entre outros; revistas, folhetos, boletins das correntes de extrema esquerda norte-americanas; revistas culturais do movimento negro; recortes de periódicos utilizados pelo titular para elaborar suas principais obras; revistas políticas argentinas da década de 50; correspondências internacionais e sul-americanas da Internacional Comunista; diários de orientação, revistas culturais; cadernos para o progresso do Partido Comunista Argentino; revistas e periódicos editados antes e durante o governo de Allende, no Chile.
Liborio JustoO conjunto é constituído principalmente por documentos produzidos e acumulados por Peter Fry durante o período em que lecionou na UNICAMP, relativos às suas atividades de ensino, pesquisa e demais funções administrativas. Também agrega documentos relativos à sua pesquisa sobre religião em Campinas, além de grande quantidade de textos e traduções. Dentre os livros, destacam-se importantes obras africanistas e de temas como raça, gênero e sexualidade.
Peter Henry FryO acervo expressa temas de interesse do titular, a saber: mundo do trabalho, direitos humanos, violência, democracia, crimes de tortura, no Brasil e na América Latina. Traz livros, artigos, periódicos, relatórios para agencias governamentais e organizações internacionais, manuscritos etc.
Paulo Sérgio Pinheiro