Carta de Augusto J. Franco de Oliveira para AIA solicitando uma referência crítica de seu livro recém publicado. Lisboa, 15 jul. 1983. Ass.: ( ___ ). 1p. ms.
Ayda Ignez ArrudaLisboa (Portugal)
22 Descrição arquivística resultados para Lisboa (Portugal)
Carta Régia de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, aprovando as despesas com o estabelecimento de uma aldeia de índios Caiapó na região de Rio Claro e mandando que abrisse uma devassa contra João Leme, por hostilidades praticadas contra os índios. Museu das Bandeiras, Ordens Régias.
Carta Régia de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, elogiando o trabalho de Wenceslau Gomes da Silva, a respeito da civilização dos índios; aprovando as despesas realizadas e pedindo que a civilização dos índios fosse feita sem hostilidades, de acordo com o regimento. Museu das Bandeiras, Ordens Régias.
Carta Régia de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, substituindo Antonio Pires de Campos por seu irmão Manoel de Campos Bicudo, no combate aos índios Caiapó, no caminho de São Paulo para Goiás. Museu das Bandeiras, Ordens Régias.
Carta Régia de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, determinando que os índios não fossem retirados de suas próprias terras, mas nela serem aldeados e assistidos por missionários. Museu das Bandeiras, Ordens Régias.
Carta Régia de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, aprovando as despesas com expedições punitivas contra os índios Caiapó, que hostilizavam viajantes no caminho de São Paulo para Goiás, nas vizinhanças de Rio Claro. Museu das Bandeiras, Ordens Régias.
Carta Régia de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, comentando o ataque dos índios Caiapó, a diligência dos Soldados Aventureiros para exploração da área de ataque e ordenando que abonassem as despesas com a exploração e continuassem vigiando o caminho de São Paulo para Goiás. Museu das Bandeiras, Ordens Régias.
Contrato das Fábricas de Sola de Atanado, de João da Costa Monteiro e Luiz da Costa Monteiro e Cia., nos distritos de Pernambuco e Paraíba. Contém alvará de Lisboa. Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa, Reservados da Biblioteca.
Cópia da Ordem Régia nº 3, de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, referindo-se ao ataque dos índios Caiapó aos Araxá, a crueldade de João Leme contra outros índios que haviam solicitado missionários, a redução ocorrida na Aldeia do Rio Claro e solicitando auxílio da Fazenda Real na catequese indígena e a abertura de uma devassa contra João Leme. Museu das Bandeiras.
Cópia da Ordem régia nº 4 de D. José, Rei de Portugal, por intermédio de seu Conselho Ultramarino ao Conde dos Arcos, Governador Capitão General da Capitania de Goiás, referindo-se a uma representação dos moradores de alguns arraiais, em prol dos índios Akroá e sua pacificação e catequese por Antonio Gomes Leite, prometendo-lhes prêmios nas mesmas circunstâncias que se observou com o Coronel Antonio Pires de Campos, com os Caiapós. Museu das Bandeiras.