Zone d'identification
Type of entity
Forme autorisée du nom
forme(s) parallèle(s) du nom
Standardized form(s) of name according to other rules
Autre(s) forme(s) du nom
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates d’existence
Historique
A trajetória dos documentos da área de Suporte Didático e Divulgação Técnico Científica (SDDTC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP reflete a evolução das estruturas de apoio ao ensino e à pesquisa desde a criação da faculdade, na década de 1960. Originalmente, as atividades eram divididas entre um setor de recursos visuais (projeções em aulas) e uma área de desenho (produção de materiais ilustrativos), além de uma comissão de informática independente.
Em 1986, com a reformulação institucional liderada pelo Prof. José Aristodemo Pinotti, essas áreas foram unificadas, dando origem ao Centro de Recursos Audiovisuais, que incorporou laboratórios de revelação fotográfica e documentação científica para registro de casos clínicos. Na década de 1990, com o avanço da computação gráfica, surgiu uma nova subárea dedicada à produção de diapositivos digitais, integrada ao centro em 1993.
Em 1996, a criação da Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional consolidou serviços como editoração de textos, teses e suporte tecnológico. Porém, em 2014, após reestruturações, a diretoria foi extinta e suas funções foram divididas entre o Suporte Didático e Divulgação Científica e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTIC).
Os documentos transferidos ao Centro de Memória e Arquivo (CMA) da FCM em 2014 correspondem ao acervo produzido pelo setor de Suporte Didático após essa divisão. Incluem registros fotográficos, filmes de depoimentos e materiais audiovisuais utilizados no "Projeto Memórias FCM", iniciativa que preserva a história institucional. Essa transferência visa assegurar a guarda e o acesso a registros que ilustram não apenas a evolução técnica e pedagógica da faculdade, mas também sua contribuição para a documentação científica e a memória acadêmica da UNICAMP.
Assim, o acervo no CMA representa um legado das transformações tecnológicas e educacionais que marcaram a FCM ao longo de cinco décadas.
