Área de identidad
Tipo de entidad
Forma autorizada del nombre
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
Historia
A trajetória dos documentos da área de Suporte Didático e Divulgação Técnico Científica (SDDTC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP reflete a evolução das estruturas de apoio ao ensino e à pesquisa desde a criação da faculdade, na década de 1960. Originalmente, as atividades eram divididas entre um setor de recursos visuais (projeções em aulas) e uma área de desenho (produção de materiais ilustrativos), além de uma comissão de informática independente.
Em 1986, com a reformulação institucional liderada pelo Prof. José Aristodemo Pinotti, essas áreas foram unificadas, dando origem ao Centro de Recursos Audiovisuais, que incorporou laboratórios de revelação fotográfica e documentação científica para registro de casos clínicos. Na década de 1990, com o avanço da computação gráfica, surgiu uma nova subárea dedicada à produção de diapositivos digitais, integrada ao centro em 1993.
Em 1996, a criação da Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional consolidou serviços como editoração de textos, teses e suporte tecnológico. Porém, em 2014, após reestruturações, a diretoria foi extinta e suas funções foram divididas entre o Suporte Didático e Divulgação Científica e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTIC).
Os documentos transferidos ao Centro de Memória e Arquivo (CMA) da FCM em 2014 correspondem ao acervo produzido pelo setor de Suporte Didático após essa divisão. Incluem registros fotográficos, filmes de depoimentos e materiais audiovisuais utilizados no "Projeto Memórias FCM", iniciativa que preserva a história institucional. Essa transferência visa assegurar a guarda e o acesso a registros que ilustram não apenas a evolução técnica e pedagógica da faculdade, mas também sua contribuição para a documentação científica e a memória acadêmica da UNICAMP.
Assim, o acervo no CMA representa um legado das transformações tecnológicas e educacionais que marcaram a FCM ao longo de cinco décadas.
