Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1902-2000 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Aproximadamente 1 metro linear de documentação textual e iconográfica.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Benedito Evangelista nasceu em 28 de fevereiro de 1902 na fazenda Rio das Cabras, distrito de Sousas, em Campinas, São Paulo, onde seu pai fora escravo. Estudou no Colégio São Benedito, tendo como colegas Lix da Cunha e Moisés Lucarelli, tornando-se, depois, professor e diretor na mesma instituição. Ingressou no Corpo de Bombeiros, onde permaneceu por sete anos, até 1947, chegando ao posto de sargento. Trabalhou, ainda, na Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, como mecânico de máquina. Foi membro ativo das entidades negras fundadas na cidade, entre as quais a Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor, a Liga Humanitária dos Homens de Cor e a Federação Paulista dos Homens de Cor, da qual foi presidente. Casado com Risoleta de Lima, teve dois filhos, José Benedito Evangelista e Maria José Evangelista Antualpa. Benedito Evangelista faleceu em Campinas no ano 2000.
Institución archivística
Historia archivística
A documentação foi doada por Fátima Evangelista, neta de Benedito Evangelista, em março de 2018 por intermédio da pesquisadora Lucia Helena Oliveira Silva, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que utilizou o acervo em sua tese de livre-docência. A listagem de itens do conjunto foi realizada entre agosto e dezembro de 2023.
Origen del ingreso o transferencia
Doação de Fátima Evangelista em 15 de março de 2018.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O conjunto é constituído, em sua ampla maioria, pelos documentos provenientes da luta judicial pela posse do terreno onde funcionou o Colégio São Benedito de Campinas, que durou quase 60 anos. Contém: autos distribuídos, acórdãos diversos, ações de despejo, publicações em Diários Oficiais, petições, entre outros. Existem, também, documentos do próprio colégio, tais como: fotografias, estatuto, boletins, balancetes, lista de alunos, atas, balancetes e lista de membros da Federação Paulista dos Homens de Cor. O acervo conta, ainda, com documentos relacionados ao movimento negro, como jornais do MNU e Comunidade Negra, e alguns documentos pessoais de Benedito Evangelista, tais como: certidão de nascimento, de casamento, de aposentadoria, de óbito e carteira profissional.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
São esperadas novas incorporações.
Sistema de arreglo
Documentação não organizada.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre.
Condiciones
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Uploaded finding aid
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Acervo: Sala 1 (sala de fotos) e Sala 4.
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Consulte também no AEL outros conjuntos documentais de organizações e ativista negros do interior do estado de São Paulo: Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor, Sociedade Beneficente 13 de Maio, Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, Sociedade Beneficente Recreativa Princesa Isabel e Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro. Veja também o conjunto Federação Paulista dos Homens de Cor no Centro de Memória – UNICAMP (CMU).
Nota de publicación
SGARBOSA, Lívia. O Colégio São Benedito e a escolarização da população negra em Campinas no início do século XX. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/11302/COL%C3%89GIO%20S%C3%83O%20BENEDITO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Nota de publicación
SILVA, L. H. O. Biografias e prosopografia:onde começa e aonde acabam as histórias de militância, Benedito Evangelista: 1909-1940. In: Helen Osório; Regina Célia Lima Xavier. (Org.). Do tráfico ao pós-abolição: trabalho compulsório e livre e a luta por direitos sociais no Brasil. 1a.ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. , p. 482-494.
Nota de publicación
SILVA, L. H. O. Biografias e prosopografia: onde começa e aonde acabam as histórias pessoais e de militância Benedito de Evangelista 1909-2000. In: 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017, Porto Alegre. Anais do 8º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2017.
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
26/07/2023 (criação)
13/12/2023 (revisão)
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 26 de julho de 2023.