Collection BPG - Brazil's Popular Groups

Zone d'identification

Cote

BR SPAEL BPG

Titre

Brazil's Popular Groups

Date(s)

  • 1966-2009 (Production)

Niveau de description

Collection

Étendue matérielle et support

332 rolos de microfilmes.

Zone du contexte

Nom du producteur

Histoire administrative

Histoire archivistique

A coleção inicial Brazil's Popular Groups: 1966-1986 foi idealizada com o objetivo de documentar os movimentos populares que surgiram durante a Ditadura Militar (1964-1985) e os anos recentes da Nova República (1985). O projeto foi ampliado nos anos seguintes com a inclusão de novos assuntos, oferecendo um conjunto de documentos importantes e fundamentais para pesquisa e estudo dos movimentos políticos e sociais de origem popular no Brasil. A coleção retrospectiva de vinte anos foi seguida pelos suplementos 1987-1989, 1990-1992 e, a partir desta, pelos suplementos anuais.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Doação da Biblioteca Octávio Ianni, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp (Projeto FAP/Livros), em 02 de julho de 2012.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Inclui boletins, jornais, relatórios, coleções de recortes, folhetos, cartazes, resoluções de congressos, manuais educativos e catálogos de publicações. Todos os Estados brasileiros estão representados nessa coleção.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Não são esperadas novas incorporações.

System of arrangement

A coleção está organizada em quatorze tópicos: Crianças e Jovens; Direitos Humanos e Direitos Civis; Educação/Comunicação; Grupos Étnicos: Negros; Grupos Étnicos: Índios; Grupos Étnicos: Outros; Homossexuais e Bissexuais; Meio Ambiente e Ecologia; Mulheres; Organizações Religiosas, Grupos e Movimentos Ecumênicos; Política/Partidos Políticos; Questões Urbanas; Reforma Agrária e Questões Rurais; Trabalho e Questões Sindicais.

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Consulta livre.

Conditions governing reproduction

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Language of material

  • portugais brésilien

Script of material

    Language and script notes

    Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

    Finding aids

    Listagem impressa disponível na Sala de Pesquisa do AEL. Catálogo da coleção em formato eletrônico disponível em: http://www.loc.gov/acq/ovop/rio/bpg/.

    Zone des sources complémentaires

    Existence and location of originals

    A documentação original pertence à Biblioteca do Congresso (em inglês, Library of Congress), Washington, Estados Unidos.

    Existence and location of copies

    BPG MR/0001-MR/0332

    Related units of description

    Consulte também no AEL os conjuntos documentais: Movimentos Sociais Recentes e Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV).

    Descriptions associées

    Zone des notes

    Note

    Documentos em microfilme catalogados na Base Acervus - Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), disponível em: http://acervus.unicamp.br/.

    Identifiant(s) alternatif(s)

    Mots-clés

    Mots-clés - Sujets

    Mots-clés - Lieux

    Mots-clés - Noms

    Mots-clés - Genre

    Zone du contrôle de la description

    Identifiant de la description

    Identifiant du service d'archives

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Statut

    Niveau de détail

    Dates of creation revision deletion

    29/02/2016 (criação)

    Langue(s)

      Écriture(s)

        Sources

        Archivist's note

        Descrição elaborada pela Seção de Processos Técnicos e Atendimento em janeiro de 2016, a partir da documentação microfilmada e do site: http://www.loc.gov/acq/ovop/rio/bpg/. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em 2020.

        Accession area