Fundo EMM - Estevão Maya-Maya

Zone d'identification

Cote

BR SPAEL EMM

Titre

Estevão Maya-Maya

Date(s)

  • [1960-2021] (Production)

Niveau de description

Fundo

Étendue matérielle et support

9 caixas-arquivo de documentação textual e iconográfica.

Zone du contexte

Nom du producteur

(1943-2021)

Notice biographique

Estevão Maya-Maya nasceu José Estevão Maya no povoado de Pano Grosso, em Viana, Maranhão, em 1943, criado por uma tia-avó. Maestro, cantor, compositor, escritor e professor, Estevão estudou música na Academia de Música do Maranhão e nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia desenvolvendo trabalhos de Canto, Piano, Rítmica, Estruturação, Análise Musical e Composição. Viveu um tempo no Rio de Janeiro antes de se estabelecer em São Paulo nos anos 1970. Bolsista da Pró-Arte no Rio de Janeiro, estudou canto com Sonia Born e análise musical com Esther Scliar. Fez parte da equipe de pesquisas musicais da Fundação de Artes de São Caetano do Sul, tornando-se técnico do Laboratório Experimental de Desenvolvimento Auditivo. Estudou composição com H.J. Koellreutter, além de outros mestres como Margarita Schack e Eugênio Kusnet. Sua rara voz de baixo profundo oferecia três oitavas de extensão, característica que lhe aferiu grande versatilidade. Era musicólogo e compositor, sendo seu maior interesse voltado para pesquisas em torno da música africana e sua contribuição à estética musical brasileira. Maya-Maya também possuía bons conhecimentos em oito idiomas, incluindo russo e dois dialetos africanos. Sua experiência como cantor lírico inclui recitais e concertos como solista ao lado de grandes pianistas e de orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, além da passagem por palcos como o do Theatro Municipal e o do Teatro Colón, em Buenos Aires. No teatro, emprestou seu talento ao personagem Caifás, na montagem brasileira da ópera-rock “Jesus Christ Superstar”. Além disso, trabalhou no espetáculo “Hair” e no show “Síntese da História do Jazz”. No campo da literatura, tem dois livros publicados, um em parceria com o poeta Vilmar Ribeiro e ocupou a cadeira número 23 da Academia Vianense de Letras. Em 1974, liderou a fundação da Cacupro - Casa da Cultura e do Progresso, entidade negra que funcionou no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista. O legado de seu estudo distribui-se ao longo de suas obras, desde o musical “Ongira: Grito Africano”, até o coral Cantafro, criação sua – grupo que foi responsável pela trilha sonora do seriado “Abolição”, da Rede Globo e registra aparição num documentário da BBC londrina. Além do Cantafro, Maya-Maya já dirigiu vários outros corais, fundando o Coral Afro-braisleiro “Melodiafro” na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Maya-Maya faleceu em 17 de setembro de 2021 de Covid-19.

Histoire archivistique

A documentação chegou em maio de 2022 no contexto do projeto Afro-Memória, uma parceria entre AEL e Cebrap-Afro, e intermediada pelo professor Mário Augusto Medeiros da Silva, então diretor adjunto do AEL. O acervo foi doado pela ex-esposa e pela filha do titular.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Doação de Suely Tibúrcio e Jamila Maia em 17 de maio de 2022.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

O conjunto é constituído por recortes de jornais, periódicos, livros, documentos pessoais, partituras, fotografias, folders, correspondências, manuscritos, cartazes e folhetos produzidos e reunidos por Estevão Maya-Maya ao longo de sua carreira e militância.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Não são esperadas novas incorporações.

System of arrangement

Documentação não organizada.

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Consulta livre.

Conditions governing reproduction

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Language of material

  • allemand
  • espagnol
  • anglais
  • portugais brésilien

Script of material

    Language and script notes

    Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

    Finding aids

    Uma listagem desta documentação está disponível mediante solicitação pelo e-mail aeldigit@unicamp.br

    Zone des sources complémentaires

    Existence and location of originals

    Acervo e Reserva Técnica.

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Consulte também no AEL outros conjuntos documentais de organizações, ativistas e intelectuais negros brasileiros: José Correia Leite, King Nino Brown, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), Chico Piauí e Jacira da Silva, Azoilda Trindade, Cultura Hip-Hop no Brasil por Alexandre de Maio, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Quilombhoje, Milton Barbosa, Reginaldo Bispo e Margarida Barbosa e Soweto Organização Negra.

    Descriptions associées

    Zone des notes

    Identifiant(s) alternatif(s)

    Mots-clés

    Mots-clés - Sujets

    Mots-clés - Lieux

    Mots-clés - Noms

    Mots-clés - Genre

    Zone du contrôle de la description

    Identifiant de la description

    Identifiant du service d'archives

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Statut

    Niveau de détail

    Dates of creation revision deletion

    07/03/2023 (criação)

    Langue(s)

      Écriture(s)

        Sources

        Archivist's note

        Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 7 de março de 2023.

        Accession area