Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1947-1996 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
213 entrevistas reproduzidas em 15 rolos de microfilmes.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Robert Jackson Alexander foi um ativista americano, docente e estudioso das questões políticas e econômicas, além de pioneiro nas pesquisas sobre movimento sindical na América Latina. A partir de 1946, viajou e se engajou em diversos eventos na América Latina, Caribe e África, nos quais pode entrevistar líderes políticos e religiosos, trabalhadores, estudantes, intelectuais, militares e pessoas de vários outros segmentos da sociedade relacionados aos movimentos de esquerda, material que serviu de base para suas pesquisas acadêmicas.
Histoire archivistique
O conjunto documental existente no AEL é uma reprodução de parte da coleção Papers of Robert Jackson Alexander, que está depositada no Special Collections and University Archives da Rutgers University Libraries, em Nova Jersey, Estados Unidos.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Doação da IDC Publishers em 2002.
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Entrevistas coletadas pelo professor Robert J. Alexander, que por mais de 5 décadas testemunhou e documentou eventos políticos e sociais na América Latina, Caribe e África, entrevistando líderes políticos e religiosos, industriais, trabalhadores, estudantes, intelectuais, militares e pessoas de vários outros segmentos da sociedade relacionadas ao movimento de esquerda política. As entrevistas tratam principalmente das relações trabalho na América Latina e do socialismo, mas também abordam temas como agricultura, industrialização, economia, planejamento urbano e direito das mulheres. Incluem notas sobre o momento político vivenciados pelos entrevistados e discussões sobre a Europa, África, Ásia e Austrália. Contém ainda diversas entrevistas com comunistas, socialistas e trotskistas norte-americanos e com o pai de Robert, R. S. Alexander.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
Não são esperadas novas incorporações.
System of arrangement
O conjunto documental foi organizado em ordem alfabética de país.
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Consulta livre.
Conditions governing reproduction
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Language of material
- anglais
Script of material
Language and script notes
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias a fim de preservar os originais.
Finding aids
Instrument de recherche téléversé
Zone des sources complémentaires
Existence and location of originals
A documentação original pertence à Rutgers University Libraries, New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos (Código de Referência: MC 974).
Existence and location of copies
ICRA MR/0001-MR/0015
Reproduções disponíveis no AEL Digit@l: https://ael.ifch.unicamp.br/ael-digital.
Related units of description
Zone des notes
Note
Inventário do arquivo do titular in: http://www2.scc.rutgers.edu/ead/manuscripts/alexanderb.html, captado em 17.11.2004.
Note
Veja carta do Prof. Robert Alexander no fundo Octávio Brandão, Grupo 2, série 2, subsérie 2 - Correspondência Passiva.
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Rules and/or conventions used
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Statut
Niveau de détail
Dates of creation revision deletion
17/08/2005 (criação)
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Archivist's note
Descrição elaborada por Vânia R. P.de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 17 de agosto de 2005. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.