Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1964-2014 (com lacunas) (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
1.248 documentos textuais.
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
No dia 9 de julho de 1952, reuniu-se na sede do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Batatais, um grupo de homens e mulheres negros e negras para a fundação de uma associação recreativa e beneficente destinada aos “homens de cor”, dando início a Sociedade Beneficente Recreativa Princesa Isabel. Apesar da destinação a um público específico, a Sociedade aceitava a presença de todos que tivessem interesse em suas atividades, tendo surgido como resposta aos clubes contemporâneos que não aceitavam negros em suas sedes. A princípio, as reuniões aconteciam em um salão de bailes alugado da cidade, mas já havia um interesse em ter uma sede própria, cuja construção foi concluída em 1962, financiada com o pagamento de mensalidades, doações e investimento privado. As festas, bailes e desfiles de carnaval (com a Escola de Samba da Princesa, fundada em 1955) contavam com grande comparecimento dos sócios, o que coloca a Sociedade em destaque na cidade. Em 14 de setembro de 1958, foi fundada a Biblioteca José do Patrocínio da Sociedade Recreativa Beneficente Princesa Isabel, o que demonstra a preocupação da Sociedade com a instrução de seus sócios. Além dessas preocupações internas, a Sociedade se relacionava com outras associações da cidade, como é possível perceber na expressiva documentação a respeito do “I Jogos Interclubes de Batatais”, que visava promover a integração e a recreação entre diferentes grupos. Além disso, o próprio fato de sua documentação ter sido depositada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Batatais, demonstra uma relação interessante entre a Sociedade Princesa Isabel e os trabalhadores da cidade. A Sociedade continua em atividade até o presente e, além das atividades recreativas como festas e bailes, conta também com um núcleo de ensino – Núcleo de Aprendizado Princesa Isabel –, com atividades voltadas a jovens e adultos.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
O subgrupo reúne material referente ao controle de contabilidade da Sociedade Beneficente Recreativa Princesa Isabel, como balanços, controle de caixa, controle de pagamentos, notas fiscais, orçamentos, entre outros.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
O subgrupo foi organizado em dezenove séries: 1) Balanço financeiro, 2) Certidão negativa de débito, 3) Controle de caixa, 4) Controle de entrada e saída de mercadorias, 5) Controle de pagamento de mensalidade, 6) Correção monetária, 7) Documentos de Arrecadação de Receitas Previdenciárias – DARP, 8) Guia de Previdência Social – GPS, 9) Guia de recolhimento de contribuição assistencial, 10) Guia de recolhimento de contribuição sindical, 11) Guia de recolhimento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF, 12) Guia de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, 13) Guia de recolhimento de ICMS, 14) Imposto de renda, 15) Nota fiscal, 16) Orçamento, 17) Pedido de restituição de imposto, 18) Recibo de salário e 19) Recibo do sacado.
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions governing reproduction
Language of material
- portugais brésilien
Script of material
Language and script notes
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Finding aids
Instrument de recherche téléversé
Zone des sources complémentaires
Existence and location of originals
Existence and location of copies
sbrpi_fi_cc (Repositório digital do AEL).