Fondo APA - Abílio Pereira de Almeida

Área de identidad

Código de referencia

BR SPCEDAE APA

Título

Abílio Pereira de Almeida

Fecha(s)

  • 1875 - 1982 (Predominante décadas de 30, 40 e 50) (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

Textuais: 2.949 manuscritos/datiloscritos e 726 impressos; Iconográficos: 1.235 fotografias, 31 cartões-postais, 5 cartazes, 1 mapa e 7 plantas; Fonográfico: 1 fita cassete.

Área de contexto

Nombre del productor

(26/02/1906 - 11/05/1977)

Historia biográfica

Abílio Pereira de Almeida nasce em 26 de fevereiro de 1906, na cidade de São Paulo, filho de Olegário Pereira de Almeida e de Maria de C. Pereira de Almeida.

Realiza seus primeiros estudos na cidade natal - Colégio Stafford, Escola Modelo Caetano de Campos e Colégio São Luiz - e, em 1925, ingressa na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Dois anos depois, interrompe o curso devido ao seu alistamento voluntário no Segundo Batalhão do 5º Regimento de Infantaria.

Em 1928, ingressa na Escola de Aviação Militar, diplomando-se como sargento aviador da aeronáutica um ano depois. Retoma, então, seus estudos, concluindo o curso de Direito em 1932.

Abílio Pereira de Almeida casa-se em 25 de janeiro de 1933, com Lúcia Gama Wright, com quem tem dois filhos.

Dois anos depois de formado, torna-se catedrático de Prática Jurídico-Administrativa da Escola de Comércio Álvares Penteado e publica "Práticas Jurídico Comercial", livro que escreve junto com José de Queiroz Mattoso. No ano seguinte, funda com dois outros professores a "Revista Judiciária de São Paulo", periódico editado até fevereiro de 1939. Assume o cargo de juiz do Tribunal de Impostos e Taxas entre 1938 e 1939.

No início da década seguinte, ingressa no Grupo de Teatro Experimental de São Paulo (GTE), fundado por Alfredo Mesquita, em 1943. Em 1946, escreve sua primeira peça, "Pif-Paf", levada a público pelo GTE no Teatro Municipal de São Paulo, sob sua direção e também com uma participação sua como ator.

Dois anos depois, toma parte na fundação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), inaugurado com a apresentação de sua segunda peça: "A Mulher do Próximo". Nessa peça, Abílio Pereira de Almeida toma parte como diretor e também ator. No ano de 1949, a mesma peça também é apresentada na inauguração do Teatro Copacabana, no Rio de Janeiro.

Além de dramaturgo, Abílio Pereira de Almeida também exerce a atividade de diretor artístico do TBC (1957), onde permanece por cerca de dez anos como primeiro secretário. Ao longo dos anos, diversas outras peças de sua autoria são montadas no TBC: "Paiol Velho" (1950), "Santa Marta Fabril S.A." (1955), "Rua São Luís 27, 8º" (1957) e "A dama de copas" (1958).

Fora do TBC, Abílio monta, entre outras, as seguintes peças: "Moral em Concordata" (1956), "O Comício" (1957) e "Dona Violante Miranda" (1958).

Participa da criação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz (1949), onde desenvolve trabalhos como ator, diretor e produtor. Como ator, participa, em 1950, da primeira produção da Vera Cruz, "Caiçara", filme dirigido por Adolfo Celi. No ano seguinte, é encarregado da adaptação de sua peça "Paiol Velho" para o cinema, o que se transformaria no próximo filme da companhia, "Terra é Sempre Terra", sob a direção de Tom Payne. Em 1952, dirige e atua no filme "Ângela", redigindo também o roteiro da comédia "Sai da Frente", primeiro filme do comediante Mazzaropi no cinema. Nos dois próximos anos, ainda com Mazzaropi, dirige "Nadando em Dinheiro" (1953) e "Candinho" (1954).

Em 1955, estrutura a Cinematográfica Brasil Filme Ltda., empresa na qual é diretor ao longo de quatro anos. A Brasil Filme realiza oito filmes, entre os quais "Ravina", de Rubem Biáfora, "Rebelião em Vila Rica", dos irmãos Santos Pereira, e "Estranho Encontro", de Walter Hugo Khouri.

No mesmo ano, Abílio é eleito presidente da Associação Profissional da Indústria Cinematográfica de São Paulo (APICESP).

Com o intuito de ajudar na co-produção franco-brasileira "Copacabana Palace" (1962), funda o Consórcio Paulista.

É também membro da Comissão Estadual de Cinema e empresário no ramo do teatro, do cinema, da indústria e do setor imobiliário, além de produtor rural. Também atua como roteirista e argumentista de televisão, escrevendo vários programas como, por exemplo, "Ritinha Salário Mínimo". No início dos anos 70, é colunista nos jornais "Última Hora" e "Aqui São Paulo".

Escreve o livro "Contos Maiores e Menores à Moda Paulista", ainda inédito.

Abílio Pereira de Almeida falece em onze de maio de 1977, no município de São Paulo.

Historia archivística

O fundo foi incorporado ao CEDAE através de várias remessas. Os contatos iniciais com a família do titular e os acertos da doação foram feitos pelo professor do Departamento de Teoria Literária do IEL, Antonio Arnoni Prado que, estando a orientar uma tese de mestrado sobre o dramaturgo, solicitou a Sociedade Brasileira de Direitos Teatrais (SBAT) informações sobre a localização de algumas das peças de Abílio. A SBAT, por sua vez, encaminhou a carta do professor a Maria Luísa Pereira de Almeida, filha de APA, que prontamente lhe telefonou colocando à disposição o material por ela guardado. O professor Arnoni sugeriu a doação do mesmo ao CEDAE, a fim de que fosse preservado e devidamente divulgado. Foi então incorporada a primeira remessa do fundo através de carta de doação assinada pelos herdeiros em 09 de outubro de 1990. O restante da documentação foi doado em sucessivas remessas a partir de setembro de 2003, sendo formalizada a incorporação em cerimônia realizada no IEL em 10 de março de 2004.

Origen del ingreso o transferencia

Doação feita pelos filhos Maria Luísa Pereira de Almeida Leite Ribeiro e Antônio Pádua Pereira de Almeida, em 9 de outubro de 1990, em setembro de 2003, em junho de 2006.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

A documentação é resultante das atividades desempenhadas por Abílio Pereira de Almeida ao longo de sua vida, especialmente de suas atividades como ator, autor, diretor e produtor de teatro, cinema e televisão. Inclui ainda, documentação resultante de suas atividades como empresário, advogado, escritor e aquelas geradas no âmbito de sua vida privada. Destacam-se os originais de peças teatrais de sua autoria, adaptações e roteiros cinematográficos, uma vasta correspondência e fotografias, especialmente ligadas ao teatro e ao cinema, bem como sobre a sua atuação como militar da aviação do Exército Brasileiro e sua participação nas Revoluções Paulistas de 1930 e 1932.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são aguardadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Organizado em oito grupos documentais.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.

Idioma del material

  • español
  • francés
  • italiano
  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Planilhas de descrição do fundo Abílio Pereira de Almeida.

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Existencia y localización de copias

    Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

    Unidades de descripción relacionadas

    Fundo Alfredo Mesquita localizado no Arquivo Público do Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

    Descripciones relacionadas

    Nota de publicación

    ALMEIDA, Abílio Pereira de. O teatro de Abílio Pereira de Almeida. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

    CAMPOS, Maria da Conceição Parahyba. Abílio Pereira de Almeida: o homem dos sete instrumentos. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, 2000.

    CAMPOS, Maria da Conceição Parahyba. Abílio Pereira de Almeida - Das Origens aos Palcos. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2009.

    FESTER, Antonio Carlos Ribeiro. Em moral corrente no país (Estudo sobre o Teatro de Abílio Pereira de Almeida). Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) FFLCH, USP, São Paulo, 1985.

    NAZÁRIO, Aparecido José Carlos. Descontinuidade e literatura: historicidade de São Paulo na ótica de Abílio Pereira de Almeida. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - FFLCH, USP, São Paulo, 2002.

    Área de notas

    Notas

    Localização Física: Ar1, E4, Módulos C e D

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Manual de Descrição Arquivística: proposta de aplicação da norma geral internacional de descrição arquivística. Campinas: CEDAE, 2003. 36p.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Completo

    Fechas de creación revisión eliminación

    17/07/2006

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição na ISAD(G) elaborada por Roberta de Moura Botelho e Patrícia Cano Saad. Fontes pesquisadas: http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/personalidades/abilio-pereira-de-almeida/abilio-pereira-de-almeida.asp.

        Área de Ingreso