Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1866 - 2013 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Textuais: 194 manuscritos/datiloscritos; Iconográfico: 49 fotografias; Fonográfico: 92 fitas de áudio (rolo e cassete).
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
No dia 16 de março de 1978, o jornalista Sérgio Coelho, correspondente em Sorocaba do jornal 'O Estado de S. Paulo', procura o Prof. Zeferino Vaz, Magnífico Reitor da Unicamp, para comunicar a existência de uma comunidade negra no bairro do Cafundó, município de Salto de Pirapora, interior de São Paulo, que teria, entre outras, a característica de falar uma língua aparentemente de origem africana. Encaminhada a notificação ao Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o Prof. Peter Fry houve por bem procurar os professores Maurizio Gnerre e Carlos Vogt do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem, com o intuito de criar uma equipe interdisciplinar que pudesse esclarecer a situação, nos seus aspectos tanto sociais quanto linguísticos. Logo na primeira visita da equipe na comunidade, gravaram uma conversa que serviu como análise preliminar e, logo em seguida, encaminharam um projeto de pesquisa intitulado 'Os Negros do Cafundó: Linguagem e Comunidade' para a FAPESP que aceitou financiá-lo. Entre Cafundó, na região de Sorocaba, Patrocínio em Minas Gerais, Mogi das Cruzes, Itapetininga, Conceição da Barra (ES) realizaram durante o desenvolvimento da pesquisa um total de 65 visitas. Na maior parte destas visitas, foram realizadas gravações de entrevistas, onde se registraram histórias de vida, histórias das comunidades, incidentes de relevância, tais como brigas por terras, violência e morte, a significação social das linguagens, seus léxicos e estruturas. As demais visitas foram dedicadas à reconstrução da história documental das comunidades de Cafundó e Caxambú e, para tanto, foram realizadas pesquisas nos cartórios de Itapetininga, Sorocaba e Sarapuí, na Cúria de Sorocaba e no arquivo do Estado de São Paulo na cidade de São Paulo. Para o enfoque histórico contaram com a ajuda constante do historiador Robert Slenes, professor da Universidade Federal Fluminense. Os objetivos fundamentais da pesquisa foram, ao mesmo tempo, investigar as relações entre linguagem, cultura e organização social no contexto específico do Cafundó e procurar levantar elementos que pudessem contribuir para o estudo da história da população negra no Estado de São Paulo. Os resultados foram publicados parcialmente em diversos artigos e comunicações durante o desenvolvimento da pesquisa e, posteriormente, de forma mais ampla, no livro 'Cafundó: a África no Brasil - linguagem e sociedade'. Fonte: Documentos do Fundo - Cf. 01 e Cf. 13.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Doação do professor Carlos Vogt em 20 fev. 1992 (1ª remessa) e 14 out. 2013 (2ª remessa).
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Relatórios, plano de pesquisa, cópias de documentos retirados dos cartórios da região, artigos sobre o Cafundó e outras comunidades negras, cartas, gravações de áudio realizadas em Cafundó e em Patrocínio, Alto Paraíba, MG, e de outras localidades, transcrições dos áudios e material sobre língua, cultura e história de comunidades africanas no Brasil e em outros países.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
A coleção está parcialmente organizada: A primeira remessa está dividida em 5 partes: relação de documentos; artigos jornalísticos sobre o Cafundó e outras comunidades negras; pesquisa de campo; gravações realizadas em Patrocínio - Alto Paraiba, MG; gravações em outra localidades, material complementar.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre.
Condiciones
Consulte as normas de reprodução do CEDAE.
Idioma del material
- alemán
- francés
- inglés
- italiano
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
● léxico de origem banto
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Inventário analítico da Coleção Documental Cafundó. Org. Vania R. P. de Miranda, Fatima Neide Freire. Campinas, SP:CEDAE/ UNICAMP, 1993. 35p.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
BR SPACSIARQ ASCOM G1 JU 20.29; BR SPACSIARQ ASCOM G1 JU 20.2N; BR SPACSIARQ ASCOM G1 JU 20.44N; BR SPACSIARQ VOGT PC 004; BR SPACSIARQ VOGT PC 005; BR SPACSIARQ VOGT PC 007; BR SPACSIARQ VOGT PC 008; BR SPACSIARQ PHFRY
Nota de publicación
FRY, P.; VOGT, C. Cafundó: a África no Brasil, linguagem e sociedade. SP: Cia das Letras,1996; FRY, P.; VOGT, C. A Descoberta do Cafundó. Religião & Sociedade, RJ, v. 8, p. 24-40, 1983; FRY, P.; VOGT, C. Ditos de Feitos da Falange Africana do Cafundó e da Calunga de Patrocínio. Revista de Antropologia, SP, v. 26, p. 43-62, 1983; FRY, P.; VOGT, C. Cuipar e Cuendar pra Conjenga Carunga: a morte e a morte no Cafundó. In: MARTINS, J. S. (Org.). A morte e os mortos na sociedade brasileira. SP: HUCITEC, 1983; VOGT, C.; FRY, P. As formas de expressão na Língua Africana do Cafundó. Ciência e Cultura (SBPC), SP/Campinas, v. 57, n.2, p. 39-42, 2005; VOGT, C.; FRY, P. A descoberta do Cafundó e o Kafundó descoberto. ComCiência, Campinas, v. 17, 2000; VOGT, C. Las Lenguas Secretas de Cafundó. Punto de Vista, Buenos Aires, v. 9, p. 26-32, 1980; VOGT, C. Cafundó: uma Comunidade Negra no Brasil que fala até hoje uma língua de origem africana. Rev. de Est. Linguísticos, Bauru, v. 2, p. 11-19, 1978.
Área de notas
Notas
Localização Física: Ar8,A1; Ar13, B3;
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
08/08/2006
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição da Planilha de Fundo na ISAD(G) elaborada por Ligia Belem e Cristiano Diniz.