Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1944 - 2013 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Nove metros lineares.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Filha de Annemarie Grünfeld e Paul Grünfeld, Ingedore Grünfeld Villaça Koch nasce em 22 de setembro de 1933 em Eisenach, na Alemanha. Em 1939, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, seus pais se veem forçados a emigrarem para o Brasil e, juntamente com Ingedore, na ocasião com cinco anos de idade, fixam residência na cidade de São Paulo.
Ingedore inicia os estudos acadêmicos em 1952, ao cursar Direito na Universidade de São Paulo (USP). Durante o curso, frequenta encontros promovidos pelo Centro Acadêmico "XI de Agosto", escrevendo poemas que vêm a ser publicados nos jornais da Faculdade e na Revista "XI de Agosto". Ingedore, no entanto, não exercerá a carreira do Direito e, ao concluir o curso, em 1956, interrompe os estudos universitários por dezesseis anos. Ainda em 1955, naturaliza-se brasileira e, em 1957, casa-se com o advogado Luís Carlos Villaça Koch, com quem terá dois filhos.
Em 1972, ingressa na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Castro Alves", obtendo em 1974 a licenciatura plena em Letras: Português - Língua e Literatura. Em 1975, inicia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) o mestrado em Ciências Humanas: Língua Portuguesa, defendendo a dissertação "Os Sintagmas preposicionados como modificadores nominais" no ano de 1977. Em 1981, torna-se doutora pelo mesmo Programa e Instituição, com a tese "Aspectos da Argumentação em Língua Portuguesa", que efetivamente inaugura seus trabalhos na área de produção e compreensão textual. Realiza o pós-doutorado entre janeiro e julho de 1992, na Universität Tübingen, na Alemanha.
Com quinze anos de idade, paralelamente ao curso ginasial, Ingedore inicia sua atividade como professora, ministrando aulas particulares de línguas (Português, Latim, Francês e Inglês) e Matemática. Ao longo da vida, trilhou duas carreiras consecutivas e completas em Instituições de Ensino Superior: primeiramente na PUC/SP e, posteriormente, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ainda durante o mestrado, em 1976, inicia a carreira profissional na área de Morfossintaxe do Português na PUC-SP, mesma instituição na qual obterá o título de professora titular, em 1986. Tendo atuado por dez anos na PUC-SP (1976-1986) e sido professora visitante na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1986, Ingedore ingressa em 1987 no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP). No IEL-UNICAMP, Ingedore desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso, onde introduz a linha de pesquisas em Linguística Textual. Sua produção científica contempla a formulação de hipóteses e propostas concretas para a aplicação dos conceitos de Linguística Textual ao ensino de Língua Portuguesa, favorecendo a formulação de práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à produção e compreensão de textos. Titula-se professora livre-docente em 1990 e professora titular em 1999, e ao se aposentar, em 2003, prossegue sua atuação como professora colaboradora do Instituto. Ao longo da carreira, notabiliza-se por suas investigações e publicações, formando inúmeros pesquisadores, participando de mais de duzentas bancas de mestrado e doutorado e orientando ou coorientando dezenas de dissertações e teses na UNICAMP e em outras instituições. Ingedore também escreve mais de uma centena de capítulos de livros e artigos, e publica mais de vinte obras que se tornam bibliografia frequente nos cursos de Letras em todo o país. Dentre seus livros, estão: "Argumentação e linguagem" (1984); "A Coesão textual" (1989); "A Inter-ação pela linguagem" (1992); "O Texto e a construção dos sentidos" (1997); "Desvendando os segredos do texto" (2002); "Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas" (2004); "As Tramas do texto" (2008); além de outras obras escritas em coautoria, como "A Coerência textual" (1989), "Referenciação e Discurso" (2005), "Ler e compreender: os sentidos do texto" (2006), "Ler e escrever: estratégias de produção textual" (2009) e o volume I da obra "Gramática do português culto falado no Brasil" (2006).
Em 2017, é premiada com o título de Pesquisadora Emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), concedido a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros pelo conjunto de suas obras científico-tecnológicas e pelo renome alcançado junto à comunidade científica nacional. Em sua homenagem, foi publicado o livro "Linguística textual: interfaces e delimitações. Homenagem a Ingedore Grünfeld Villaça Koch" (2018).
Ingedore Grünfeld Villaça Koch falece no dia quinze de maio de 2018, aos 85 anos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
No dia 12 de março de 2020, o CEDAE recebe uma carta de intenção de doação do acervo da Prof.ª Ingedore Grünfeld Villaça Koch (docente do IEL entre 1987 e 2003), assinada por seus herdeiros, Anamaria Grunfeld Villaça Koch e Paulo Fernando Grunfeld Villaça Koch.
Atendendo aos procedimentos de incorporação de acervos ao CEDAE, o diretor do IEL, Prof. Dr. Jefferson Cano, designa uma Comissão Acadêmica, composta pelos professores doutores Pablo Picasso Feliciano de Faria, Edwiges Maria Morato e Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, para, sob a presidência do primeiro, analisar e emitir parecer sobre o processo de doação do acervo ao CEDAE.
Em 21 de setembro de 2020, o Comitê recomenda a incorporação do acervo Ingedore Grünfeld Villaça Koch ao Centro.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação dos herdeiros de Ingedore Grünfeld Villaça Koch, Ana Maria Grunfeld Villaça Koch e Paulo Fernando Grunfeld Villaça Koch, em outubro de 2020.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação é resultante das atividades desenvolvidas por Ingedore Grünfeld Villaça Koch ao longo de sua trajetória pessoal e acadêmica, especialmente relacionadas às áreas da pesquisa e do ensino universitário, incluindo orientações em níveis de Mestrado e Doutorado. Destacam-se os originais e cópias de textos escritos pela titular e reproduções de textos escritos por terceiros, especialmente relacionados à área da Linguística. Também são encontradas: gravações audiovisuais relacionadas a sua área de atuação acadêmica; anotações e planos de aula; certificados; correspondências; recortes de jornais e revistas; e objetos tridimensionais relacionados às condecorações recebidas. Consta ainda a biblioteca pessoal da titular, cujos títulos recobrem a grande área dos estudos da linguagem.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do material
- português do Brasil
- inglês
- alemão
- espanhol
- francês
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem preliminar do fundo Ingedore Grünfeld Villaça Koch.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Coleção Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta do Brasil - NURC/ Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (CEDAE - UNICAMP).
Projeto Gramática do Português Falado/ Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (CEDAE - UNICAMP).
Área de notas
Nota
Fontes da Biografia:
BRASIL. Decretos de Naturalização. Diário Oficial da União: seção 1, [Rio de Janeiro, RJ] ano XCIV, n. 157, p. 10, 11 jul. 1955. Disponível em: https://diario.in.gov.br/diario-oficial-da-uniao. Acesso em 24 abr. 2025.
CRUZ, William Campos da. Da Referência à referenciação: um percurso histórico por meio da obra de Ingedore Villaça Koch. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista. 2024. 66 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2024.
INGEDORE GRÜNFELD VILLAÇA KOCH. Currículo na Plataforma Lattes. [Brasília], 09 dez. 2014. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/9851642920435372. Acesso em 10 abr. 2025.
INGEDORE GRÜNFELD VILLAÇA KOCH. In: WIKIPÉDIA: a Enciclopédia livre. [s.l.], [s.d.] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ingedore_Villa%C3%A7a_Koch. Acesso em 22 abr. 2025.
GARDENAL, Isabel; PAIVA, Valério. Instituto de Estudos da Linguagem perde professora Ingedore Grünfeld Villaça Koch. Portal da Unicamp, Campinas, 16 maio 2018. Disponível em: https://unicamp.br/unicamp/noticias/2018/05/16/instituto-de-estudos-da-linguagem-perde-professora-ingedore-grunfeld-villaca. Acesso em 4 abr. 2025.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Breve Histórico Acadêmico De Ingedore Koch. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 44, p. 373–378, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637089. Acesso em: 22 abr. 2025.
KOCH, Ingedore Villaça. "Eu e a literatura." In.: BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2013. pp. 160-165.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Ingedore Koch e os segredos do texto. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 44, p. 11–20, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637062. Acesso em 4 abr. 2025.
PAIVA, Valério. Professora Ingedore Grunfeld Villaça Koch recebe título de Pesquisadora Emérita do CNPq. Portal da Unicamp, Campinas, 3 fev. 2017. Disponível em: https://unicamp.br/unicamp/noticias/2017/01/30/professora-ingedore-grunfeld-villaca-koch-recebe-titulo-de-pesquisadora-emerita. Acesso em 4 abr. 2025.
SÃO PAULO. Proclamas de Casamento. Diário Oficial do Estado de São Paulo, [Caderno Judiciário], São Paulo, SP, ano LXIX, n.186, pp. 53-54, 21 ago. 1959. Disponível em: https://www.imprensaoficial.com.br. Acesso em 24 abr. 2025.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrita em jul. 2025.
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição na ISAD(G) elaborada por João Guilherme Souza dos Santos.