Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1958 - 1968-04-07 (Accumulation)
Level of description
Extent and medium
Total: 22 itens documentais
Textuais: 14 itens documentais
Bibliográficos: 8 itens documentais
Context area
Name of creator
Biographical history
Mário Schenberg nasceu a 02 de julho de 1914, em Recife. Formou-se engenheiro eletricista em 1935 pela Escola Politécnica de São Paulo. Passou ainda pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo, recebendo em 1936 o título de bacharel em matemática, sendo que esta foi a primeira turma da faculdade. Trabalhou na USP desde 1936, ocupando os cargos de preparador na cadeira de Física geral e Experimental na Escola Politécnica e assistente de Física teórica na FFCL, ocupando em 1944 a cadeira de Mecânica Celeste e Superior do Departamento de Física dessa faculdade através de concurso público. Em 1939, Mário Schenberg trabalhou no Instituto de Física da Universidade de Roma, transferindo-se mais tarde para Zurique e depois em Paris. Voltou ao Brasil em 1940, porém por um curto período, tendo ido a Washington com bolsa da Fundação Guggenhein, onde trabalhou com o Professor G. Gamow, na área de Astrofísica. Foi membro do Institute for Advanced Studies de Princeton e trabalhou no Observatório Astronômico de Yerkes com o Professor Chandraseck. Ficou no Brasil de 1944 a 1948, quando voltou para a Europa, em Bruxelas, desenvolvendo pesquisas com raios cósmicos e mecânica estatística. Tornou-se diretor do departamento de Física da USP em 1953, criando o Laboratório de Estado Sólido e sendo o pioneiro na criação dos cursos de computação dessa universidade. Sua produção intelectual e técnico-científica é volumosa, abrangendo áreas como física teórica, física experimental, astrofísica, mecânica estatística, mecânica quântica, relatividade, fundamentos de física e diversos trabalhos em matemática. Iniciou em São Paulo, a campanha “O Petróleo é Nosso”. Assim mesmo, nas palavras de Amélia Império Hamburger, “Suas pesquisas como físico dão contribuições cuja originalidade e importância são reconhecidas internacionalmente. Abordando vasta gama de temas onde estão imbricadas as matemáticas, a física e seus próprios fundamentos, o alcance e significado de sua obra aguardam por uma avaliação mais profunda e global e muitas de suas ideias ainda não exauriram toda a potencialidade de sugestões para captar a realidade”.(SCHENBERG, Mário. Pensando a Física, coordenação geral: Amélia Império Hamburger e José Luís Goldfarb, Ed. Brasiliense, São Paulo, 1984).
Archival history
Esse material chegou ao Arquivo em 1988 junto da documentação do prof. Leônidas Hegenberg.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
A Coleção MS reúne documentação textual e bibliográfica de posse do titular Mário Schenberg, contendo memoriais de físicos notórios, cartas direcionadas para ele enquanto docente da Universidade de São Paulo, minutas de artigos científicos, notas de aula e separatas de periódicos internacionais sobre física teórica, além de trabalhos relacionados ao marxismo.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Séries:
Série Documentos Pessoais Terceiros (DPT)
Série Correspondênia (C)
Série Produção Científica Outros (PCO)
Série Impressos (I)
Os itens estão organizados cronologicamente no interior das séries.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Consulta livre mediante cadastro do pesquisador
Conditions governing reproduction
Mediante autorização do Arquivo Histórico/SPCLEARQ
Language of material
- French
- English
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Consulte o inventário para mais informações.
Allied materials area
Existence and location of originals
SPCLEARQ
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
MS, Cx.16, P.1-6
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
- Mário Schenberg (Accumulator)
- Mário Schenberg (Subject)
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
ISAD-G, ISDF, ISDIAH e NOBRADE
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
O tratamento documental da Coleção Mário Schenberg foi realizado por Paloma Schmitz, Ariadne Meissner e Eliane Morelli Abrahão, em dezembro de 2024, e contou com a colaboração dos estagiários e bolsistas do CLEARQ: Adrian S. de Almeida e Layla Freire Nicolau.
Language(s)
- Brazilian Portuguese
Script(s)
- Latin
Sources
Archivist's note
A coleção está organizada e ordenada até o nível de item. A descrição de itens atingiu todas as Séries, que estão totalmente digitalizadas.