Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1999 - 2014 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Documentos textuais: 30 cm
Documentos iconográficos: 345 itens
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Carlos Ricardo Rosa é um músico, regente e professor com uma formação acadêmica e artística de destaque, especialmente ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua trajetória combina uma sólida formação em música, incluindo performance, regência e composição, com uma graduação em Física, demonstrando um perfil multifacetado.
Formação Musical
Carlos Ricardo Rosa iniciou seus estudos musicais em 1986, destacando-se por sua dedicação a diversas áreas da música:
- Flauta doce: Estudou com Alexander Amaral e Valéria Bittar.
- Análise, harmonia e composição: Recebeu orientação de Maria Helena Rosas Fernandes e outros renomados professores.
- Percussão: Aprendeu com Glória Pereira da Cunha e André Juarez.
- Técnica vocal e canto: Estudou com Cecília Valentim, Adriana Giarola e Niza Tank.
- Regência coral e orquestral: Aprofundou-se com mestres como Kay Brown, Eduardo Navega, Benito Juarez e o sueco Erik Westberg.
Possui formação acadêmica diversificada:
- Bacharel em Música – Regência pela Unicamp (1996).
- Bacharel em Física pela Unicamp (1998).
- Mestre em Artes – Música, com pesquisa em Estruturação Musical, também pela Unicamp (1998), sob a orientação da Profa. Maria Lúcia Pascoal.
- Atualmente, realiza seu Doutorado em Música, complementando sua extensa trajetória acadêmica.
Atuação Artística
Rosa desenvolveu um trabalho consistente como regente, compositor e solista. Entre suas realizações:
- Atuou em grupos de música antiga, como Pró-Música Antiga, Banda Modalis e Trio Ars Camjaraunis, explorando repertórios da Idade Média, Renascença, Barroco e do século XX.
- Foi tenor solista na Missa em Sí Bemol Maior (1801) de Padre José Maurício, sob regência de Déborah Rossi (1992).
Como regente, dirigiu peças icônicas, incluindo:
- Cantatas de Johann Sebastian Bach, como BWV 106 Actus Tragicus e BWV 56 Ich Will den Kreuzstab gerne tragen.
- Ópera Dido e Aeneas de Henry Purcell (1995).
- Obras orquestrais como a Sinfonia nº 4 de Robert Schumann (1996).
- Grandes peças sacras como o Gloria de Antonio Vivaldi (2000).
Contribuições à Unicamp
Carlos Ricardo Rosa tem uma ligação profunda com a Unicamp, onde dirigiu importantes grupos musicais, como:
- Coral Recital/ITAL.
- Coral Vozes/Unicamp, com o qual lançou, em 2001, o CD Coletânea.
Além disso, liderou o Coral Vozes/FCM/Unicamp na conquista do 1º lugar no I Festival de Artes do Trabalhador do Serviço Público (2001), destacando-se pela qualidade de sua regência.
Legado
A trajetória de Carlos Ricardo Rosa combina excelência artística e acadêmica, consolidando-o como uma referência na regência coral e na música erudita brasileira. Sua contribuição vai além das apresentações, impactando a formação musical de novos talentos e promovendo a música como um elemento transformador na sociedade.
Institución archivística
Historia archivística
O conjunto Carlos Ricardo Rosa, relacionado ao Coral da FCM, foi doado em 2017 ao Centro de Memória e Arquivo da FCM pelo próprio regente. O acervo reúne documentos que refletem a trajetória do Coral, além de registros curriculares de Carlos Ricardo Rosa. Fundado em abril de 1999 e encerrado em abril de 2015, o Coral era composto por funcionários, alunos e professores da área de Saúde da Unicamp. Inicialmente chamado Coral Vozes, passou a ser denominado Coral FCM em junho de 2004, com o apoio da diretoria da faculdade.
O grupo obteve destaque ao conquistar o 1º lugar no I Festival de Artes do Funcionário do Serviço Público, realizado em janeiro de 2001 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em agosto de 2011, lançou o CD “Coletâneas” visando divulgar suas atividades artísticas.
Origen del ingreso o transferencia
Doação de Carlos Ricardo Rosa
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Reúne cartazes, folders, fotografias, troféus, certificados, partituras e listagens das apresentações realizadas pelo Coral FCM.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Sem restrição.
Condiciones
Sem restrição.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Inventário em formato eletrônico
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Acervo CMA/FCM:
Arquivo FCM 2, Estante da direita, Seção 3/7
Arquivo FCM 2, Estante da esquerda, Seção 1/7
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Fundo Assessoria de Relações Públicas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Descrição em 2017
Revisão em 2024
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Descrição elaborada por:
Ivan Luiz M. Franco do Amaral
Ana Beatriz Moura Gaal
André Martho Domingues