Fonds CENTAU - Centro de Estudos em Administração Universitária

Identity area

Reference code

BR SPSIARQ CENTAU

Title

Centro de Estudos em Administração Universitária

Date(s)

  • 1974-1985 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

98 caixas de documentos textuais; 187 processos

Context area

Name of creator

(1974-1985)

Administrative history

O Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU) foi criado junto à Reitoria pela Portaria GR-070/1974 com a missão de desenvolver programas de pesquisa, além de colaborar nos programas governamentais de assistência à administração universitária para atender, dentro e fora da Universidade, as mudanças na vida acadêmica determinadas pela Reforma Universitária. Uma das ações aconteceu em 1975, quando foi firmado o primeiro contrato com uma instituição estrangeira, a Universidad Nacional de Asunción (UNA), do Paraguai. A finalidade foi a implementação de um plano de desenvolvimento naquela Universidade. Em 1975, um projeto de desenvolvimento também foi assinado para o estado do Acre. No ano seguinte, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi realizado o Seminário Internacional de Pesquisa Institucional, que culminou na Associação Latinoamericana de Pesquisa Internacional (ALAPI). O CENTAU foi extinto em 1985.

Archival history

O fundo foi transferido para o Arquivo Central em julho de 1988 e neste mesmo ano foi iniciado o trabalho de identificação, arranjo e descrição. Os documentos estavam armazenados em uma sala no prédio da Diretoria Geral da Administração, onde funcionava o órgão, desde 1985, junto com outros documentos da Reitoria. Em 2002 foram juntados ao fundo os processos administrativos que eram mantidos centralizados em um conjunto de processos.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

É composto por dossiês de convênios, cursos, seminários, dossiê de implantação do CENTAU, projetos, estudos e relatórios relacionados às parcerias firmadas e/ou modelos de referência, correspondências.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Em 2002 foram incorporados ao conjunto processos administrativos do órgão.

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Livre

Conditions governing reproduction

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa

Language of material

    Script of material

      Language and script notes

      Physical characteristics and technical requirements

      Finding aids

      Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)

      Allied materials area

      Existence and location of originals

      Existence and location of copies

      Related units of description

      Related descriptions

      Notes area

      Alternative identifier(s)

      Access points

      Subject access points

      Place access points

      Name access points

      Genre access points

      Description control area

      Description identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

      Status

      Level of detail

      Dates of creation revision deletion

      27/05/2002

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          Archivist's note

          Neire do Rossio Martins (arranjo e coordenação), Maria Lúcia Lima Cardoso (arranjo e descrição), Maria de Lourdes Pinheiro (história administrativa)e Maria Aparecida Forti.

          Accession area