Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1974-1985 (Creation)
Level of description
Extent and medium
98 caixas de documentos textuais; 187 processos
Context area
Name of creator
Administrative history
O Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU) foi criado junto à Reitoria pela Portaria GR-070/1974 com a missão de desenvolver programas de pesquisa, além de colaborar nos programas governamentais de assistência à administração universitária para atender, dentro e fora da Universidade, as mudanças na vida acadêmica determinadas pela Reforma Universitária. Uma das ações aconteceu em 1975, quando foi firmado o primeiro contrato com uma instituição estrangeira, a Universidad Nacional de Asunción (UNA), do Paraguai. A finalidade foi a implementação de um plano de desenvolvimento naquela Universidade. Em 1975, um projeto de desenvolvimento também foi assinado para o estado do Acre. No ano seguinte, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi realizado o Seminário Internacional de Pesquisa Institucional, que culminou na Associação Latinoamericana de Pesquisa Internacional (ALAPI). O CENTAU foi extinto em 1985.
Archival history
O fundo foi transferido para o Arquivo Central em julho de 1988 e neste mesmo ano foi iniciado o trabalho de identificação, arranjo e descrição. Os documentos estavam armazenados em uma sala no prédio da Diretoria Geral da Administração, onde funcionava o órgão, desde 1985, junto com outros documentos da Reitoria. Em 2002 foram juntados ao fundo os processos administrativos que eram mantidos centralizados em um conjunto de processos.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
É composto por dossiês de convênios, cursos, seminários, dossiê de implantação do CENTAU, projetos, estudos e relatórios relacionados às parcerias firmadas e/ou modelos de referência, correspondências.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
Em 2002 foram incorporados ao conjunto processos administrativos do órgão.
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Livre
Conditions governing reproduction
Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
27/05/2002
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Neire do Rossio Martins (arranjo e coordenação), Maria Lúcia Lima Cardoso (arranjo e descrição), Maria de Lourdes Pinheiro (história administrativa)e Maria Aparecida Forti.