Fondo CENTAU - Centro de Estudos em Administração Universitária

Área de identidad

Código de referencia

BR SPSIARQ CENTAU

Título

Centro de Estudos em Administração Universitária

Fecha(s)

  • 1974-1985 (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

98 caixas de documentos textuais; 187 processos

Área de contexto

Nombre del productor

(1974-1985)

Historia administrativa

O Centro de Estudos em Administração Universitária (CENTAU) foi criado junto à Reitoria pela Portaria GR-070/1974 com a missão de desenvolver programas de pesquisa, além de colaborar nos programas governamentais de assistência à administração universitária para atender, dentro e fora da Universidade, as mudanças na vida acadêmica determinadas pela Reforma Universitária. Uma das ações aconteceu em 1975, quando foi firmado o primeiro contrato com uma instituição estrangeira, a Universidad Nacional de Asunción (UNA), do Paraguai. A finalidade foi a implementação de um plano de desenvolvimento naquela Universidade. Em 1975, um projeto de desenvolvimento também foi assinado para o estado do Acre. No ano seguinte, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi realizado o Seminário Internacional de Pesquisa Institucional, que culminou na Associação Latinoamericana de Pesquisa Internacional (ALAPI). O CENTAU foi extinto em 1985.

Historia archivística

O fundo foi transferido para o Arquivo Central em julho de 1988 e neste mesmo ano foi iniciado o trabalho de identificação, arranjo e descrição. Os documentos estavam armazenados em uma sala no prédio da Diretoria Geral da Administração, onde funcionava o órgão, desde 1985, junto com outros documentos da Reitoria. Em 2002 foram juntados ao fundo os processos administrativos que eram mantidos centralizados em um conjunto de processos.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

É composto por dossiês de convênios, cursos, seminários, dossiê de implantação do CENTAU, projetos, estudos e relatórios relacionados às parcerias firmadas e/ou modelos de referência, correspondências.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Em 2002 foram incorporados ao conjunto processos administrativos do órgão.

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Livre

Condiciones

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa

Idioma del material

    Escritura del material

      Notas sobre las lenguas y escrituras

      Características físicas y requisitos técnicos

      Instrumentos de descripción

      Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp)

      Área de materiales relacionados

      Existencia y localización de originales

      Existencia y localización de copias

      Unidades de descripción relacionadas

      Descripciones relacionadas

      Área de notas

      Identificador/es alternativo(os)

      Puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Puntos de acceso por autoridad

      Tipo de puntos de acceso

      Área de control de la descripción

      Identificador de la descripción

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

      Estado de elaboración

      Nivel de detalle

      Fechas de creación revisión eliminación

      27/05/2002

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          Nota del archivista

          Neire do Rossio Martins (arranjo e coordenação), Maria Lúcia Lima Cardoso (arranjo e descrição), Maria de Lourdes Pinheiro (história administrativa)e Maria Aparecida Forti.

          Área de Ingreso