Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1967-1978 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
01 processo
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Giuseppe Cilento nasceu em 21 de julho de 1923, em Sorrento, Itália. Fez Bacharelado em Química, em 1943 e Doutorado, em 1946 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP. Chegando na Universidade Estadual de Campinas, em 1967, Giuseppe Cilento foi designado pelo então reitor da UNICAMP, o Professor Doutor Zeferino Vaz, a coordenar o Departamento de Química, e logo em seguida, designado Diretor do Instituto de Química. Após 11 anos de dedicação, Giuseppe Ciento deixou a UNICAMP. Foi criador da Escola Fotobioquímica. Realizou trabalhos que possibilitou o desenvolvimento de alguns ramos da Química, como: Fotoquímica, Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular, Toxicologia Analítica Clínica e Biotecnologia. Desenvolveu um trabalho pioneiro de reconhecimento internacional ao estudar a formação de produtos eletronicamente excitados em sistemas bioquímicos, entre outros que tiveram fatores fundamentais para o desenvolvimento da "fotoquímica sem luz". Foi reconhecido em âmbito internacional com seus estudos sobre a expansão das camadas eletrônicas de valência do enxofre. Faleceu em 31 de outubro de 1994. Dentre os titulos obtidos e cargos aos quais Giuseppe Cilento ocupou, destacam-se: Livre Docência em Química. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP (1955) Doutorado Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP (1946) Bacharelado em Química Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - USP (1943) Diretor do Instituto de Química - IQ UNICAMP (1967-1978) Coordenador do Instituto de Química - IQ UNICAMP (1967) Prêmio Moinho Santista e conquistou o Título de Professor Emérito da UNICAMP.
Institución archivística
Historia archivística
Os documentos que integram esta coleção integram o fundo Diretoria Geral de Recursos Humanos, que são reunidos e incorporados pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp, de forma sistematizada. Foram identificados neste instrumento com o objetivo de facilitar o acesso aos documentos produzidos pelo cientista no decurso de suas atividades.
Origen del ingreso o transferencia
Acervo do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A coleção é composta pelo processo de designação como Coordenador do Instituto de Química.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Sujeito às normas do AC/SIARQ
Condiciones
Sujeito às normas do AC/SIARQ
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Localização de originais: Arquivo Central/SIARQ
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
v. t Instituto de Química (IQ)
Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH)
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
30/07/2004
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Informações extraídas do processo de designação como coordenador do IQ, nº256/67, localizado no AC/SIARQ . Da Entrevista com depoimentos: CILENTO, G. Arquivo Central do Sistema de Arquivo, Campinas,4 abr. 1989. Entrevista concedida a Eloi José da Silva Lima. Disponível na página do SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP disponível em: http://www.unicamp.br/siarq/pesquisa/cilento.html Acesso em: 30 jul. 2004. Da página da Fundação Bunge Ciencias Exatas e Tec