Fondo DAC - Diretoria Acadêmica (DAC)

Área de identidad

Código de referencia

BR SPSIARQ DAC

Título

Diretoria Acadêmica (DAC)

Fecha(s)

  • 1963- (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

453 caixas de documentos textuais; 314 itens iconográficos; 03 itens audiovisuais;

Área de contexto

Nombre del productor

(1963-)

Historia administrativa

A Diretoria Acadêmica (DAC) teve origem com a Seção de Alunos em 1963, que funcionava nas dependências da Maternidade de Campinas, por ocasião da instalação do curso de Medicina. Dez anos depois, por meio da Portaria GR-074/1973, o órgão passou a se chamar Serviço de Registro e Controle Acadêmico (SERCA), com a responsabilidade de todas as atividades de registro escolares da Unicamp, ligado à Secretaria Geral (SG). Oficialmente passou a ser DAC em 1975, a partir da Portaria GR-205/1975, que estabeleceu competências e fixou a estrutura do órgão. Por alguns anos esteve vinculada à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), depois à Pró-reitoria de Graduação (PRG) e, em outubro de 2013, voltou à CGU. A DAC é o órgão executivo e informativo da Unicamp, incumbido do registro e controle do corpo discente dos cursos de graduação, pós-graduação, especialização e extensão. Tem como missão planejar, administrar e apoiar atividades acadêmicas em seus diversos níveis de ensino, bem como subsidiar decisões institucionais, com plena observância dos preceitos legais.

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O fundo é constituído por atos e processos administrativos, vida acadêmica de alunos de graduação e de pós-graduação (boletins e ofícios de alterações de notas e freqüência), processos de vida escolar dos alunos de graduação e pós-graduação), dossiês de formaturas conjuntas (planejamento, comissão de formatura, convites, colação de grau coletiva, cerimonial, fotografias e filmagens).

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Livre

Condiciones

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Inventários Manuscritos e Sistema Informatizado e Gestão Arquivística de Documentos

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Serviço de Registro e Controle Acadêmico (SERCA)

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Parcial

    Fechas de creación revisión eliminación

    20/09/2002

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Os documentos foram processados sob a cordenação de Márcia Aparecida Marques Silveira.

        Área de Ingreso