Grupo DGM - Faculdade de Ciências Médicas/Departamento de Genética Médica

Área de identidad

Código de referencia

BR SPSIARQ FCM_DGM

Título

Faculdade de Ciências Médicas/Departamento de Genética Médica

Fecha(s)

  • 1970 a 2000 (Creación)

Nivel de descripción

Grupo

Volumen y soporte

26 caixas de documentos, 62 rolos de microfilmes, 04 CDs (19,16 metros lineares de documentos).

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Fundado em 1963 pelo Prof. Dr. Bernardo Beiguelman, foi o primeiro Departamento de Genética Médica da América Latina. Em seus primeiros anos, funcionava no prédio da Maternidade de Campinas, junto à Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Em 1968, com a construção da Cidade Universitária Zeferino Vaz no distrito de Barão Geraldo, o DGM foi instalado no prédio do Instituto de Biologia. O primeiro Ambulatório de Doenças Genéticas do Brasil, fundado em 1969, por esse departamento, era então dirigido pelo Dr. Walter Pinto Jr. Depois disso, outros ambulatórios especializados de genética foram fundados até atingirem a condição atual. Em 1987, o DGM foi transferido para o 2o. andar do prédio do Hospital de Clínicas da UNICAMP, a partir de então teve sua infra-estrutura laboratorial reformulada e passou a ter uma maior integração com outras áreas da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.Em outubro de 1997, o DGM foi transferido para o conjunto de prédios destinados a receber a administração da FCM. Esta mudança permitiu a ampliação e modernização do laboratórios de citogenética e Genética Molecular que, juntamento com o laboratório de Genética Humana do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) constituíram e cerne de toda a pesquisa básica e o suporte para toda a pesquisa clínica e as atividades assistenciais desenvolvidas pelo DGM na época.O DGM é composto por laboratórios e áreas de atuação que são: Ambulatório de Genética Geral I e II(1969) – Linhas de Pesquisa: Etiologias da Deficiência Mental Disturbios Correlatos – Dismorfologia Clínica e Aconselhamento Genético; Laboratório de Citogenética, Ambulatório de Aconselhamento Genético em Hemoglobinopatias e Coagulopatias (1973) – Linhas de Pesquisa em Hemoglobinopatias, Farmacogenética, Aconselhamento Genético, Genética de Populações, Genética e Saúde Pública; Ambulatório de Genética em Deficiência Auditiva e Visual (1975-1991)- em 1991 incorporado ao Centro de Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto”; Ambulatório de Genética em Anomalias Crânio-Faciais (1985); Programa de Residência em Genética (1988); Ambulatório e Linha de Pesquisa em Erros Inatos do Metabolismo(1988); Ambulatório e Linha de Pesquisa em Síndrome de Down (1988); Laboratório de Genética Molecular(1988); Laboratório de Genética Humana do CBMEG (1988); Ambulatório do GIEDDS – Linha de Pesquisa em Distúrbio de Determinação e Diferenciação do Sexo (1989); Ambulatório e Linha de Pesquisa em Neurogenética (1997) e Informática Biomédica. Atualmente (2002), o DGM funciona no primeiro andar do prédio da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, tendo salas de docentes, secretarias, Laboratórios compreende o Serviço de Genética Perinatal e o SIAT, ambos localizados no Centro de Assistência Integrada à Saúde da Mulher (CAISM).

Historia archivística

A documentação foi mantida junto a Secretaria desde a criação do Departamento de Genética Médica.No ano 1999 através da aprovação do Projeto de Informatização e Digitalização dos Arquivos do Serviço de Genética Clínica (Programa de Infra-Estrutura IV - Módulo- 7 Arquivos), pela da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, 11.000 prontuários clínicos do DGM foram microfilmados e a partir de uma seleção foram digitalizadas as informações de interesse para inserção no Banco de Dados do Departamento de Genética Médica. Desde então, o DGM mantém no Arquivo Central/SIARQ seu arquivo de segurança de Microfilmes e CDs, além dos documentos ilegíveis, fotografias, exames de RX e exames de Cariótipo. Estas remessas de documentos se deram em três etapas distintas a primeira com 62 rolos de microfilmes; a segunda com 04 CDs e a terceira com 26 caixas de documentos textuais e exames clínicos.

Origen del ingreso o transferencia

Faculdade de Ciências Médicas/Departamento de Genética Médica

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Prontuários Clínicos, Base de Dados em CD-Rom, Documentos integrante de prontuários clínicos microfilmados que por questões técnicas de legibilidade foram mantidos em sua forma original - documentos ilegíveis no processo de microfilmagem; exames de cariótipo (exame utilizado na área de Citogenética) – para detectar aberrações cromossômicas, isto é perda ou excesso de cromossomos inteiros ou de segmentos de cromossomos -visíveis ao microscópio óptico); RX e fotografias (registram casos clínicos de pacientes)A documentação em questão dá suporte as reuniões clínicas e a programas de aconselhamento genético, prevenção e diagnóstico pré-natal e estudos científicos que envolvam questões relacionadas.As especialidades médicas que possuem uma relação mais direta com a documentação são: Pediatria, Neuropediatria, Neurologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Otorrino-larigologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

1ª remessa em 08/02/2001; 2ª remessa em 30/04/2002; 3ª remessa em 10/12/2002.

Sistema de arreglo

Foi mantido e respeitado o arranjo original, procedendo-se apenas o armazenamento físico da documentação.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

acesso a documentação restrito e exclusivo do órgão produtor

Condiciones

qualquer tipo de solicitação deverá ser encaminhada à Chefia do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Documentos em microformas necessitam de leitoras de microfilmes e documentos eletrônicos necessitam de software específico e hardware para leitura.

    Instrumentos de descripción

    caderno de controle da documentação no órgão produtor; termo de eliminação registrado em cartório em propriedade do órgão produtor.

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Localização de originais: Genética Médica da FCM

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Notas

    O início da microfilmagem dos prontuários clínicos foi em 14/09/1999 e o término em 18/05/2002

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA. - Rio

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Completo

    Fechas de creación revisión eliminación

    10/12/2002

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Documentação recebida e acondicionada por Cristina Barbieri.Ofícios de transferência, arquivados no Serviço de Arquivo Permanente

        Área de Ingreso