Área de identidad
Tipo de entidad
Forma autorizada del nombre
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
Historia
Modesto Carone Netto nasce em Sorocaba, interior de São Paulo, no dia 9 de fevereiro de 1937. Filho de João Carone e Lázara Carone. Cursa Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da USP entre 1956 e 1960. Pouco tempo depois, entre 1963 e 65, faz Letras Anglo-Germânicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da mesma universidade. Assim que se forma, torna-se Leitor Brasileiro na Universidade de Viena, onde participa, até 1967, do curso Língua e Literatura Alemã para Estrangeiros. No retorno ao país inicia o doutorado e passa a ser instrutor da cadeira de Língua e Literatura Alemã da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em 1969 sai a sua tradução de "Kafka: Pró e Contra" de Günther Anders. Durante o ano de 1970, regressa ao exterior para fazer um aperfeiçoamento de professores de língua e literatura alemã no Goethe- Institut de Munique. Em 1973, doutora em Letras pela USP com a tese "Metáfora e montagem em Georg Trakl", passando ao cargo de Professor Assistente Doutor do Departamento de Letras Modernas. No ano seguinte edita sua tese pela editora Perspectiva com o título "Metáfora e montagem: Um estudo sobre a poesia de Georg Trakl". Em 1975, fez-se Livre- Docente em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP com a tese "Convergências e divergências: um estudo comparado sobre João Cabral de Melo Netto e Paul Celan". Dois anos depois, torna-se Professor Visitante do Programa de Pós- graduação do Departamento de Teoria Literária do IEL/Unicamp e, em 1978, no mesmo departamento, Professor Livre- Docente. Em 1979, publica seu segundo livro de ensaios, "A poética do silêncio: João Cabral de Melo Netto e Paul Celan", e estreia na ficção com o volume de contos "As marcas do real", com o qual conquista o Prêmio Jabuti. No ano seguinte, surge "Aos pés de Matilda" (contos).
Em 1983, começa a tradução da obra de ficção de Franz Kafka para a editora Brasiliense. É primeira vez que esse autor é traduzido diretamente do alemão. No ano seguinte lança "Dias melhores (contos). Em 1990 recebe o Prêmio Jabuti de Melhor Tradução com "O Processo" de Kafka. Em 1997, a editora Companhia das Letras inicia o relançamento das suas traduções de Kafka e edita as que, até então, permaneciam inéditas: "O Castelo" (2000) e "Narrativas do Espólio" (2002). Em 1998, vem a lume "Resumo de Ana", com o qual recebe o Prêmio Jabuti de Melhor Romance. Em 2009, ganha o prêmio APCA de melhor livro de ensaio/crítica por "Lição de Kafka". Além do trabalho com Kafka, publica traduções de Bertolt Brecht, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Paul de Celan e Georg Trakl em livros, revistas especializadas e jornais. Escreve também artigos críticos em revistas especializadas e em jornais de grande circulação, além de prefácios e posfácios.
Foi casado com Marilene Medina Carone (1942- 1987) com quem teve dois filhos: Silvia Medina Carone e André Medina Carone. Trabalha na edição da tradução realizada por sua esposa de "Luto e melancolia" de Freud, publicado pela Cosac Naify em 2011 e escreve "Marilene Carone, tradutora de Freud".
Falece em São Paulo no dia 16 de dezembro de 2019.
Lugares
Estatuto jurídico
Funciones, ocupaciones y actividades
Mandatos/fuentes de autoridad
Estructura/genealogía interna
Contexto general
Área de relaciones
Área de puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Occupations
Área de control
Identificador de registro de autoridad
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación, revisión o eliminación
Descrito em 09/06/2015.
Revisado em 03/06/2024 e 31/07/2025.
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Fontes da Biografia:
(i) http://almanaque.folha.uol.com.br/carone.htm;
(ii) http://www.dicionariodetradutores.ufsc.br/pt/ModestoCarone.htm
(iii) http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=8701
(iv) http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=00856
Notas de mantención
Descrição elaborada por Cristiano Diniz e Roberta de Moura Botelho.
Revisada por Maria Valéria Barbosa e Patrícia Cano Saad.