Área de identidad
Tipo de entidad
Forma autorizada del nombre
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
Historia
Diante da extensão territorial do Brasil e para atualizar dados do censo demográfico do IBGE, o IBOPE realiza periodicamente, para seu próprio consumo, um levantamento socioeconômico nacional. Esses dados são utilizados para mensurar o potencial econômico das famílias residentes nos grandes centros urbanos do país e determinar uma estrutura de classes mais analítica e sensível a realidade do momento e aos diferentes comportamentos de consumo de bens, serviços e mídia. O primeiro destes levantamentos foi feito no mercado de Salvador, em 1971. Após aprimoramento, em 1973, foi aplicado em 6 mercados: Grande Rio, Grande São Paulo, Grande Belo Horizonte, Grande Recife, Grande Salvador e Brasília. Até então, os resultados eram usados internamente para elaboração das amostras dos serviços do IBOPE.e em 1976 foi iniciada a comercialização dos relatórios.