O fundo é constituído, majoritariamente, por correspondência trocada entre o titular e Monteiro Lobato, além de outras pessoas envolvidas com as questões relativas à exploração do petróleo brasileiro (1º lote). Constam também cartas enviadas à filha Laís, documentos pessoais, um mapa geológico de Corumbá feito pelo titular, artigos de sua autoria e um conjunto de fotos do titular, de familiares e dos trabalhos realizados durante seu período na 4ª subsede da CBDL (2º lote).
FRANKIE, Charley WarrenArtigo 'Petróleo - Vestígios no Pantanal de Mato Grosso'. Foi publicado como Boletim Comercial no Diário Oficial de 15 maio 1936. Estabelece comparações entre o Pantanal e o Chaco Boreal e faz pequeno relato sobre as regiões que possuem sinais evidentes de petróleo no Mato Grosso.
---Cartas trocadas entre Monteiro Lobato, Edson de carvalho e Julio Rodrigues sobre questões relativas à exploração de petroleo, `a realização de estudos geofísicos em Alagoas, solicitando exemplares de 'A Luta do Petróleo' e sobre a quebra de contrato com a Cia Petroleos do Brasil S/A.
---Recibo de Ednan Dias, diretor da Companhia Petróleos do Brasil, para Charles Frankie, chefe técnico, referente à perfuração do poço Araquá nº1
---Na carta, há referências ao combate à Lei de Minas e ao governo de Getúlio Vargas
