O arquivo de Octavio Brandão reúne documentação pessoal, correspondência, textos pessoais e de terceiros, além de vasta biblioteca cujos títulos são relevantes para a história social e política da república, entre 1917 e 1979. A produção intelectual traz textos escritos para a imprensa, manuscritos de obras, textos de estudos políticos, literários e autobiográficos. As cadernetas trazem registros autobiográficos e das atividades na clandestinidade, bem como comentários sobre as questões nacionais. Os cadernos apresentam estudos das teses do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e dos Congressos do Partido Comunista do Brasil (PCB). Há grande quantidade de documentos referentes ao período de exílio na União Soviética (1937-1946), composto por manuscritos de obras, correspondência – principalmente com e entre suas filhas durante o período da guerra e intelectuais, textos biográficos e autobiográficos, recordações da vida na Europa, grande quantidade de estudos sobre diversos temas, textos com relatos de guerra, material escrito para o programa da Rádio Moscou, documentos pessoais, recortes, mapas, folhetos e periódicos. Reúne também documentação de sua esposa, a poetisa Laura Brandão: poemas, cadernos e algumas cartas.
UntitledMateriais ligados à história dos movimentos sociais, de temática diversificada. Essa coleção é formada por documentação avulsa originária de doações eventuais.
UntitledContém artigos em separatas, artigos em separatas com colaboradores, produção científica diversa, correspondências, livros, material didático utilizado em aula.
Untitledpublicações: “Amor e Cuidados: Reflexões de um pediatra”, “Em Defesa das Universidades”, “Como e Porque Amamentar”, “A Experiência Vivida”, “A Universidade e Outros Cenários”, “Prática de Escrita: A Crônica: Um Estímulo à Percepção e à Criatividade”, “Lidando com Crianças, Conversando com os Pais – Mais de 700 perguntas que você faria ao pediatra”, “Calendário de Vacinações do Instituto de Pediatria de José Martins Filho e Cesar A. Amin Sanged”.
UntitledContém dossiês de instalação das faculdades, institutos e órgãos, ofícios expedidos, boletins informativos de unidades, publicações do Diário Oficial, dossiês de ex-docentes, documentos de cerimoniais promovidos, entre eles de posse de reitor, concessões de premiações e títulos honoríficos, processos de registro de diplomas, dossiês de consulta à comunidade, processos administrativos, dossiês de legislações que serviram de referência para estruturar a universidade nas áreas administrativa, ensino, pesquisa e extensão.
Composto por farto material bibliográfico que abrange trabalhos sobre a Cultura Portuguesa; Estudos Medievais; estudos sobre as relações entre religião e literatura, com ênfase na espiritualidade cristã, principalmente o romance católico e certa tradição da poesia mística. Também merece destaque: uma bibliografia sobre o esoterismo e sua presença na obra de Fernando Pessoa; obras e estudos sobre Literatura Portuguesa; obras e estudos sobre Literatura Brasileira (romance e poesia; crítica e historiografia); obras e estudos sobre Literatura e Cultura Japonesa; obras e estudos de Literatura Ocidental (obras traduzidas e originais). Faz parte também do acervo um conjunto de documentos pessoais, fotografias, correspondência (enviadas e recebidas), projetos de pesquisas, relatórios, manuscritos, textos publicados em revistas, vídeos e fita cassetes.
UntitledContém fotografias das primeiras construções da Universidade.
UntitledDocumentos das gestões administrativas dos ex-reitores da Unicamp.
UntitledCópias de reportagens e artigos de interesse da instituição, cópias de boletins internos e pautas.
UntitledContém dossiê relacionado ao imóvel, relatório de atividades, entre outros documentos administrativos.
Untitled