Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1956-2004 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Textuais: 1.049 jornais ou cadernos jornalísticos completos, 6.836 recortes de jornais e 2.049 de revistas, totalizando 9.934 unidades documentais
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Michel Debrun nasceu em Neully-sur-Seine, França, em 21/09/1921. Filho de Henry Joannes Paul Debrun e Marie Josephine Godet, casou-se com Collete Madaleine Auvraye depois com Solange Debrun. Teve 4 filhos Jean-Luc; Phillipe, Izabelle e Danielle. Concluiu seus estudos secundários no Licée Henry IV e cursou a "École Normale Supérieure", de Paris. Licenciou-se em Filosofia pela Sorbonne. Na École Libre de Sciences Politiques estudou Finanças Públicas e Ciência Política. Em 1946 tornou-se professor de Filosofia, pela Universidade de Paris. Lecionou de 1946 a 1956 na Universidade de Toulouse e no curso de Seleção de Graduados para ingresso na "École Normale Supérieure", de Paris. Radicado no Brasil desde 1956, ministrou cursos de Política no Instituto Superior de Estudos Brasileiros. De 1958 a 1960 foi professor visitante na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, por solicitação dessa instituição, escreveu o livro O Fato Político. De 1960 a 1965, lecionou como professor visitante no Depto de Filosofia do Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e a partir de 1970 na Unicamp, inicialmente como professor visitante no Depto de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em 1972 assume o cargo de Coordenador do Depto de Ciências Sociais e Coordenador de Ensino Superior do Curso de Bacharelado de Ciências Sociais, em 1974 a coordenação da Pós-Graduação em Ciência Política. Entre os anos de 1974 e 1976 é membro da Comissão de Pós-Graduação do IFCH. A partir de 1976 integrou a Comissão de Pós-Graduação em Filosofia e tornou-se professor Titular de Filosofia. Participou de bancas examinadoras em concursos na USP, Unicamp e outras universidades brasileiras. Em 1982 obteve o título de livre-docente em Filosofia Política, na Unicamp, apresentando o trabalho sobre o tema "A partir de Gramsci: Filosofia, Política e Bom Senso". Michel Debrun é membro fundador do CLE/Unicamp, onde em 1977 coordenou o Seminário de Epistemologia das Ciências Humanas. A partir de 1986 coordenou um grupo de pesquisadores da Unicamp e de outras instituições, que estudavam problemas relacionados com as noções de "ordem", "desordem", "crise", "caos", "informações", "autopoiese", "auto-referência". A partir de 1992, os debates dos Seminários centralizaram-se em torno da auto-organização e informação e das suas inter-relações. Em 1987 coordenou o colóquio "CLE 10 anos Ordem e Desordem" e o Simpósio: "Modelos de Ordem e Desordem: possibilidades e limitações da sua transposição de uma área de conhecimento para outra", organizado pelo CLE e apresentado na 39a. SBPC, realizada em Brasília. Em 1990 o Conselho Universitário da Unicamp outorga-lhe o título de Professor Emérito. Faleceu em 09/03/1997, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Em 2001 o CLE em co-edição com a Editora da Unicamp, publicou sua tese de livre-docência.
Historia archivística
A primeira avaliação e pré-arranjo da Hemeroteca se deu entre o final de 2001 a fevereiro de 2004. Nessa etapa analisamos como Michel Debrun ordenava seus jornais, revistas e recortes e mantivemos o arranjo feito por ele.
Em 22/08/2005, iniciamos a referenciação bibliográfica de cada uma das unidades documentais, elas foram coladas em papel neutro e cola à base de metilcelulose, trabalho esse finalizado em 05/12/2006. Em 24/05/2007 concluimos a elaboração dessa Hemeroteca.
Os títulos definidos pelo professor Debrun são: Identidade Nacional Brasileira; Outras Identidades Nacionais; Arte e Cultura; Brasil; Ciência; Ciências Humanas; Educação; Ideologia e Identidade; Ideologia da Realidade Brasileira; Língua Portuguesa; Literatura; Política; Religião; Sociedade, Política e Cultura no Brasil e Sociedade, Política e Cultura através da Imprensa Brasileira.
Esse material abrangem o período de 1956-2008 e em fevereiro de 2008 foi finalizado o Catálogo da Hemeroteca Michel Debrun.
Origen del ingreso o transferencia
Doação feita por Solange Debrun
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O grupo é constituído por jornais e revistas ou recortes de ambos colecionados pelo próprio Professor Michel Debrun. O arranjo dessa Hemeroteca seguiu a organização dada pelo titular do Fundo, sendo que os títulos atribuídos às séries, subséries e dossiês seguiram esse padrão.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
A Hemeroteca foi classificada em 1 grupo, 19 séries, 246 subséries e 109 dossiês.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Acesso livre, mediante cadastro de pesquisador
Condiciones
Mediante autorização dos Arquivos Históricos/CLEARQHIST
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Catálogo da Hemeroteca Michel Maurice Debrun.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Localização de originais: Arquivos Históricos em História da Ciência do CLE/Unicamp; Localização Física: Rua Sérgio Buarque de Holanda 251, Unicamp Barão Geraldo, Campinas São Paulo.
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
13/07/2011
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Eliane Morelli Abrahão e Enoch Silva Barbosa