Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1874-1956 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
2 metros lineares de documentação textual, 2 rolos de microfilme e 273 microfichas.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Institución archivística
Historia archivística
Esta coleção formou-se a partir da coleta de documentos sobre a imigração italiana para o Brasil, em instituições italianas. O projeto foi executado entre 1978 e 1979 pela pesquisadora Zuleika M. F. Alvin, e contou com o apoio financeiro da Ford Foundation e do CNPq. Foi possível selecionar, fotocopiar, microfilmar documentos relativos a região Centro-Sul e Sul do Brasil, locais onde a imigração foi mais significativa. Os documentos foram reproduzidos dos acervos de bibliotecas e arquivos de Roma (Biblioteca Nazionale Centrale Vittorio Emmanuele II, Biblioteca do Ministero Degli Affari Esteri, Archivio Storico del Ministero Degli Affari Esteri, Centro Studi Emigrazione), de Florença (Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze) e de Milão (Biblioteca do Instituto Feltrinelli). Em 1996 foi elaborada uma listagem da documentação em papel e, em 2004, outra listagem complementar da documentação em microfilme. Em março de 2010, foi realizada a eliminação de 23 rolos de microfilme por motivo de deterioração.
Origen del ingreso o transferencia
Doação de Zuleika M. F. Alvin no âmbito do projeto "Fontes bibliográficas sobre a imigração italiana para o Brasil", em 1979.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Os documentos são relativos à imigração italiana para o Brasil, em especial às condições de trabalho em que viviam. São livros, cartas de imigrantes, registros policiais, relatórios diversos, material diplomático de funcionários do Ministero Degli Affari Esteri, de inspetores de imigração, relatos de viajantes, médicos e engenheiros que estiveram à serviço de companhias italianas, boletins das atividades comerciais, de navegação e estatísticas consulares, estudos sobre direito internacional, de aplicação de leis e tratados, artigos de correspondentes de jornais italianos enviados para acompanhar aspectos do processo imigratório, análises sobre o processo imigratório feitas por observadores da época e fontes estatísticas. O periódico La Correspondance Internationale (1921-1939) foi reproduzido em microfichas: MF/1427-MF/1700.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre.
Condiciones
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma del material
- italiano
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Listagem impressa disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
A documentação original pertence a bibliotecas e arquivos das cidades de Roma, Milão e Florença na Itália.
Existencia y localización de copias
II MR/0001-MR/0002
Unidades de descripción relacionadas
Nota de publicación
ALVIM, Zuleika M. F. Brava gente!: os italianos em São Paulo, 1870-1920. 2. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1986. 189p.
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
06/07/2005 (criação)
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 6 de julho de 2005. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.