Centro de Informação e Difusão Cultural

Área de identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Centro de Informação e Difusão Cultural

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CIDIC

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

    Outra(s) forma(s) de nome

      identificadores para entidades coletivas

      Área de descrição

      Datas de existência

      1983-1989

      Histórico

      Previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) foi instalado por intermédio da Portaria GR-290/1983, como um órgão complementar da Reitoria, em que estavam subordinados a Biblioteca Central (BC) e os serviços de documentação, difusão cultural e científica da Unicamp. Passou por várias reestruturações, conforme as Portarias GR-011/1984, GR-283/1985 e GR-376/1986, até que foi criada a Comissão Executiva do Projeto do Sistema de Arquivos, por meio da Portaria GR-339/1988, incumbida de propor todas as medidas necessárias para a gestão sistêmica dos documentos administrativos da Unicamp. O Arquivo Central foi então implantado para substituir a Divisão de Documentação. Funcionários puderam participar dos primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos. Ao acervo já existente, que vinha sendo constituído desde 1963, mais documentos chegavam para um tratamento adequado de preservação. Os trabalhos culminaram na criação da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) e nas Comissões Setoriais de Arquivo (CSA). Em 1989, de acordo com a Deliberação CONSU-A-39/1989, surgia a Coordenadoria do Sistema de Arquivos. A concepção do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) teve como foco de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento.
      Foi extinto pela Deliberação CONSU-A-39/89, de 20.12.1989, sendo substituído pela Coordenadoria do Sistema de Arquivos.

      Locais

      Estado Legal

      Funções, ocupações e atividades

      Mandatos/fontes de autoridade

      Estruturas internas/genealogia

      Contexto geral

      Área de relacionamentos

      Área de pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ocupações

      Área de controle

      Identificador de autoridade arquivística de documentos

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão e eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Notas de manutenção