Fondo CIDIC - Centro de Informação e Difusão Cultural

Área de identidad

Código de referencia

BR SPSIARQ CIDIC

Título

Centro de Informação e Difusão Cultural

Fecha(s)

  • 1983-1989 (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

13 caixas de documentos textuais e 39 processos

Área de contexto

Nombre del productor

(1983-1989)

Historia administrativa

Previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) foi instalado por intermédio da Portaria GR-290/1983, como um órgão complementar da Reitoria, em que estavam subordinados a Biblioteca Central (BC) e os serviços de documentação, difusão cultural e científica da Unicamp. Passou por várias reestruturações, conforme as Portarias GR-011/1984, GR-283/1985 e GR-376/1986, até que foi criada a Comissão Executiva do Projeto do Sistema de Arquivos, por meio da Portaria GR-339/1988, incumbida de propor todas as medidas necessárias para a gestão sistêmica dos documentos administrativos da Unicamp. O Arquivo Central foi então implantado para substituir a Divisão de Documentação. Funcionários puderam participar dos primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos. Ao acervo já existente, que vinha sendo constituído desde 1963, mais documentos chegavam para um tratamento adequado de preservação. Os trabalhos culminaram na criação da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) e nas Comissões Setoriais de Arquivo (CSA). Em 1989, de acordo com a Deliberação CONSU-A-39/1989, surgia a Coordenadoria do Sistema de Arquivos. A concepção do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) teve como foco de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento.
Foi extinto pela Deliberação CONSU-A-39/89, de 20.12.1989, sendo substituído pela Coordenadoria do Sistema de Arquivos.

Historia archivística

Os documentos foram produzidos, recebidos e acumuladose organizados originalmente pelo então Coordenador Ataliba Teixeira de Castilho e pela secretária sra. Lúcia Regina Silveira Camargo, e após cunprir prazo de vigência, prescrição e precaução, foram recolhidos pelo Arquivo central para tratamento arquivístico e guarda permanente.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O fundo é formado por atos de criação, relatórios de estágio e de visita técnica, correspondências, expedientes de secretaria, documentos referentes a eventos (programação, divulgação, folders e cartazes) atas e documentos de reuniões, publicações, fotografias e objetos, processos administrativos, dossiês, entre outros.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

O fundo está arranjado em um único Grupo: Coordenação, dividido em Subgrupos: Comissão de Biblioteca, Comissão Executivo do Projeto de Biblioteca Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Biblioteca Central Participação do Coordenador em Comissões, Grupos de Trabalho e outros: Comissão de Documentação, Secretaria, Comissão Executiva do Projeto Sistema de Arquivos e Divisão de Documentação/Serviço de Arquivo Permanente e Arquivo Central. A ordenação principal dos documentos é cronológica.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

livre

Condiciones

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Inventário impresso

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Fechas de creación revisión eliminación

    28/08/2002

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Os documentos foram processados sob a coordenação de Vera Lúcia N. dos Santos.

        Área de Ingreso