Fonds CIDIC - Centro de Informação e Difusão Cultural

Zone d'identification

Cote

BR SPSIARQ CIDIC

Titre

Centro de Informação e Difusão Cultural

Date(s)

  • 1983-1989 (Production)

Niveau de description

Fonds

Étendue matérielle et support

13 caixas de documentos textuais e 39 processos

Zone du contexte

Nom du producteur

(1983-1989)

Histoire administrative

Previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) foi instalado por intermédio da Portaria GR-290/1983, como um órgão complementar da Reitoria, em que estavam subordinados a Biblioteca Central (BC) e os serviços de documentação, difusão cultural e científica da Unicamp. Passou por várias reestruturações, conforme as Portarias GR-011/1984, GR-283/1985 e GR-376/1986, até que foi criada a Comissão Executiva do Projeto do Sistema de Arquivos, por meio da Portaria GR-339/1988, incumbida de propor todas as medidas necessárias para a gestão sistêmica dos documentos administrativos da Unicamp. O Arquivo Central foi então implantado para substituir a Divisão de Documentação. Funcionários puderam participar dos primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos. Ao acervo já existente, que vinha sendo constituído desde 1963, mais documentos chegavam para um tratamento adequado de preservação. Os trabalhos culminaram na criação da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) e nas Comissões Setoriais de Arquivo (CSA). Em 1989, de acordo com a Deliberação CONSU-A-39/1989, surgia a Coordenadoria do Sistema de Arquivos. A concepção do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) teve como foco de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento.
Foi extinto pela Deliberação CONSU-A-39/89, de 20.12.1989, sendo substituído pela Coordenadoria do Sistema de Arquivos.

Histoire archivistique

Os documentos foram produzidos, recebidos e acumuladose organizados originalmente pelo então Coordenador Ataliba Teixeira de Castilho e pela secretária sra. Lúcia Regina Silveira Camargo, e após cunprir prazo de vigência, prescrição e precaução, foram recolhidos pelo Arquivo central para tratamento arquivístico e guarda permanente.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

O fundo é formado por atos de criação, relatórios de estágio e de visita técnica, correspondências, expedientes de secretaria, documentos referentes a eventos (programação, divulgação, folders e cartazes) atas e documentos de reuniões, publicações, fotografias e objetos, processos administrativos, dossiês, entre outros.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

O fundo está arranjado em um único Grupo: Coordenação, dividido em Subgrupos: Comissão de Biblioteca, Comissão Executivo do Projeto de Biblioteca Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Biblioteca Central Participação do Coordenador em Comissões, Grupos de Trabalho e outros: Comissão de Documentação, Secretaria, Comissão Executiva do Projeto Sistema de Arquivos e Divisão de Documentação/Serviço de Arquivo Permanente e Arquivo Central. A ordenação principal dos documentos é cronológica.

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

livre

Conditions governing reproduction

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Language of material

  • portugais

Script of material

    Language and script notes

    Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

    Finding aids

    Inventário impresso

    Zone des sources complémentaires

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Zone des notes

    Identifiant(s) alternatif(s)

    Mots-clés

    Mots-clés - Sujets

    Mots-clés - Lieux

    Mots-clés - Noms

    Mots-clés - Genre

    Zone du contrôle de la description

    Identifiant de la description

    Identifiant du service d'archives

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Statut

    Niveau de détail

    Dates of creation revision deletion

    28/08/2002

    Langue(s)

      Écriture(s)

        Sources

        Archivist's note

        Os documentos foram processados sob a coordenação de Vera Lúcia N. dos Santos.

        Accession area