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Title
Date(s)
- A ser preenchido (Creation)
Level of description
Extent and medium
52 telas referente a dois conjuntos distintos de obras de artes
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Name of creator
Biographical history
Antônio Paim Vieira nasceu em São Paulo em 1895, fez seus estudos na Escola Normal de São Paulo. Desenhista desde os tempos da escola (quando foi colega de Belmonte, Benedito Bastos Barreto), dedicou-se ao ensino durante a I Guerra em Rio Preto, lecionando também desenho. De volta a São Paulo, conhecido como retratista, começou a trabalhar como ilustrador no Rio de Janeiro, do Fon Fon e Para Todos desde a sua fundação (1918), assim como J. Carlos.De volta a São Paulo, e ligado a Menotti del Picchia, para quem ilustrou a luxuosa edição "As Máscaras", publicada em 1920, passou a ser ilustrador de livros e revistas. Autor da Paginação e ilustrações de Ariel (revista literária fundada em 1923), publicação de excelente qualidade gráfica. Participou da Semana de Arte Moderna, sendo co-autor, com Yan de Almeida Prado, dos trabalhos assinados por este último.A partir de 1923-24 suas estilizações e motivos decorativos apontam claramente a preocupação da utilização de motivos indígenas, da flora e da fauna brasileiras. Ilustrou "Pathé Baby", de A. Alcântara Machado, em 1926. A partir de 1927 dedicou-se à cerâmica, primeiro de inspiração indígena na decoração (não na forma), expondo em São Paulo e no Rio em 1928, dedicando-se até então a essa atividade. Nesta mesma época foi considerado um grande caricaturista e mestre em figurações onomásticas, dentre as alegres composições destacam-se : "Jeca Tatu", "O Capoeira", "Coronel à Paisana". Nesse gênero, colaborou ainda com ilustrações cômicas para suas crônicas humorísticas d´A Manhã, do Rio. Um dos primeiros a fazer xilogravura em São Paulo, não fez, contudo, carreira como gravador. Autor da capa de "Que é que há?" de Paulo Duarte, publicado em 1931 e "A Boneca Vestida de Arlequim", de Álvaro Moreyra, e "Senhora da Melancolia", do acadêmico Pereira da Silva. Em 1950 assumiu na F.A.U. na cadeira de Arte Decorativa, passando depois a lecionar na Escola de Belas Artes de São Paulo (cadeiras de Artes Decorativas e História da Arte). Foi professor de História de Arte e Estética no curso de especialização de professores de desenho na Escola Caetano de Campos.
Archival history
O conjunto de obras denominada "Virgens e Madonas Brasileiras", de Antônio Paim Vieira teve sua aquisição formalizada pelo então reitor desta universidade, Zeferino Vaz, dia 03.04.1972, conforme Proc. Nº1284/72.
Immediate source of acquisition or transfer
Zeferino Vaz
Content and structure area
Scope and content
O fundo é composto por dois conjuntos distintos denominados: "Virgens e Madonas Brasileiras" e "1830 Costumes Paulistanos" . Ambos somam 52 telas pintadas a óleo sobre tela, emolduradas em estilo.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Os quadros foram restaurados no final da década de 1980, porém atualmente aguardam uma nova restauração.
Finding aids
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Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
AMARAL, Amaral. Artes Plásticas na Semana de 1922. LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil.Livraria José Olympio Editora. Rio de Janeiro, 1963. 4º Vol.
Alternative identifier(s)
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Rules and/or conventions used
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
19/11/2004