Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- A ser preenchido (Acumulação)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
51 itens iconográficos
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O paulistano Antônio Paim Vieira (1895-1988) era desenhista desde os tempos da escola. Desenvolveu amplo trabalho artístico com diversas formas de expressão, como pintura, cerâmica, ilustração, gravura, cenografia, sendo pioneiro na xilogravura em São Paulo. Trabalhou como ilustrador de revistas, como a “Fon-Fon” e “Para Todos”. Ligado ao escritor modernista Menotti del Picchia, Paim ilustrou a edição "As Máscaras", publicada em 1920, e foi autor da paginação e das ilustrações de “Ariel”, revista literária fundada em 1923. A partir de 1927 dedicou-se à cerâmica com inspiração indígena. Foi considerado referência em caricaturas e figurações onomásticas, a exemplo das obras "Jeca Tatu", "O Capoeira" e "Coronel à Paisana". Em 1950 passou a dar aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e, posteriormente, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Também lecionou História de Arte e Estética na especialização em Desenho pelo Instituto de Educação Caetano de Campos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O conjunto de obras denominada "Virgens e Madonas Brasileiras", de Antônio Paim Vieira teve sua aquisição formalizada pelo então reitor desta universidade, Zeferino Vaz, dia 03.04.1972, conforme Proc. Nº1284/72.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O fundo é composto por dois conjuntos distintos denominados: "Virgens e Madonas Brasileiras" e "1830 Costumes Paulistanos" . Ambos somam 52 telas pintadas a óleo sobre tela, emolduradas em estilo.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Os quadros foram restaurados no final da década de 1980, porém atualmente aguardam uma nova restauração.
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
AMARAL, Amaral. Artes Plásticas na Semana de 1922. LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil.Livraria José Olympio Editora. Rio de Janeiro, 1963. 4º Vol.
Nota
01 das telas ficou na SG
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
19/11/2004