Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- A ser preenchido (Acumulación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
51 itens iconográficos
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
O paulistano Antônio Paim Vieira (1895-1988) era desenhista desde os tempos da escola. Desenvolveu amplo trabalho artístico com diversas formas de expressão, como pintura, cerâmica, ilustração, gravura, cenografia, sendo pioneiro na xilogravura em São Paulo. Trabalhou como ilustrador de revistas, como a “Fon-Fon” e “Para Todos”. Ligado ao escritor modernista Menotti del Picchia, Paim ilustrou a edição "As Máscaras", publicada em 1920, e foi autor da paginação e das ilustrações de “Ariel”, revista literária fundada em 1923. A partir de 1927 dedicou-se à cerâmica com inspiração indígena. Foi considerado referência em caricaturas e figurações onomásticas, a exemplo das obras "Jeca Tatu", "O Capoeira" e "Coronel à Paisana". Em 1950 passou a dar aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e, posteriormente, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Também lecionou História de Arte e Estética na especialização em Desenho pelo Instituto de Educação Caetano de Campos.
Institución archivística
Historia archivística
O conjunto de obras denominada "Virgens e Madonas Brasileiras", de Antônio Paim Vieira teve sua aquisição formalizada pelo então reitor desta universidade, Zeferino Vaz, dia 03.04.1972, conforme Proc. Nº1284/72.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O fundo é composto por dois conjuntos distintos denominados: "Virgens e Madonas Brasileiras" e "1830 Costumes Paulistanos" . Ambos somam 52 telas pintadas a óleo sobre tela, emolduradas em estilo.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Os quadros foram restaurados no final da década de 1980, porém atualmente aguardam uma nova restauração.
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
AMARAL, Amaral. Artes Plásticas na Semana de 1922. LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil.Livraria José Olympio Editora. Rio de Janeiro, 1963. 4º Vol.
Notas
01 das telas ficou na SG
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
19/11/2004